skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Basquetebol: um plantel renovado, mas “à Vitória”, para fazer melhor

Tiago Mendes Dias
Desporto \ sexta-feira, setembro 22, 2023
© Direitos reservados
Com Miguel Miranda de novo ao leme, Pedro Pinto e Pedro Bastos são os nomes que transitam da época passada. Diretor da secção vê “equipa aguerrida” para a Liga que começa no sábado, frente à Ovarense.

Num dos quatro jogos da pré-temporada, o Vitória SC deslocou-se à Galiza para defrontar o Leyma Basquet Coruña, da LEB Oro, o segundo escalão de Espanha. Nessa noite de 07 de setembro, perdeu por 82-78, o que, para Fernando Monteiro, coordenador do basquetebol preto e branco, é indicador de um plantel capaz de lutar pelo triunfo contra qualquer adversário da Liga Betclic masculina, que começa no sábado, com os vitorianos a receberem a Ovarense, a partir das 17h30.

“Esta é uma equipa à Vitória, muito aguerrida, que não desiste de um lance, que dá tudo o que tem. Jogámos com uma equipa espanhola da LEB Oro, mas as principais equipas da LEB Oro lutavam pelo título em Portugal. Perdemos por quatro pontos com uma das equipas de meio da tabela para cima”, adianta ao Jornal de Guimarães.

Essa “equipa à Vitória” reúne um conjunto de jogadores bastante diferente do da época transata: apenas os experientes bases Pedro Pinto e Pedro Bastos se mantiveram no grupo orientado por Miguel Miranda, que parte para a terceira época como treinador na cidade-berço. A remodelação é profunda, e os objetivos são claros: atingir o play-off do título e melhorar o sétimo lugar de 2022/23. “O objetivo deste ano é melhorar a classificação do ano passado. O plantel que temos dá-nos algumas garantias nesse sentido”, realça Fernando Monteiro.

O Vitória parte para a nova temporada com 10 atletas disponíveis: além dos dois bases que transitam da época passada, a equipa acolhe o regresso do experiente Pedro Catarino, jogador do clube em 2015/16, o extremo Ferrán Ventura, que já representou o FC Porto e jogou as temporadas anteriores no Ourense, os jovens portugueses Luís Faial e Bruno Araújo, e ainda quatro norte-americanos: LJ Bryan, Larry Kuimi, Caleb Catto e Cornelius Hudson. O plantel espera ainda um jogador bielorrusso com o visto pendente.

Todos os norte-americanos da época anterior saíram. O orçamento é curto para os manter, justifica Fernando Monteiro. “Dificilmente conseguiremos manter os estrangeiros de um ano para o outro. O [Anthony] Roberts e o [Phlandrous] Fleming foram para o principal campeonato francês ganhar 10 vezes mais do que aqui. Até estão a jogar na mesma equipa [Le Portel]”, especifica.

O comando técnico está entregue a Miguel Miranda, treinador de 44 anos que promete “uma equipa intensa, que goste de jogar rápido, mas que defenda bem” para se elevar acima do estatuto de um dos piores orçamentos da Liga e lutar pelo triunfo em qualquer jogo. “É muito difícil perceber com exatidão onde nós estamos no início do campeonato, porque todas as equipas são praticamente novas e assim não conhecemos o seu real valor. A equipa do Vitória vai entrar em todos os jogos, seja contra equipa for, para ganhar”, disse, citado pelos meios do clube vitoriano, durante o media day para as modalidades de pavilhão, no final de agosto.

Um dos capitães de equipa, Pedro Bastos, salienta que o grupo tem “muita ambição e vontade de trabalhar”, rumo a uma época que se quer de play-off, mas mais acima na tabela da fase regular, que termina em 27 de abril com a receção à Oliveirense.

Entre os reforços, um dos mais jovens, Bruno Araújo, espera juntar “os melhores resultados possíveis” a uma época de crescimento individual, “a trabalhar para elevar os índices desportivos” e “poder ser uma mais-valia para a equipa”.

 

PLANTEL VITÓRIA SC

Bases: Pedro Pinto, Pedro Bastos, Caleb Catto (ex-Florida Gulf Coast University, EUA), Pedro Catarino (ex-Esgueira), Cornelius Hudson (ex-Beroe, Bulgária);

Extremos: Ferrán Ventura (ex-Ourense, Espanha), Bruno Araújo (ex-Universidade Baptista de Missouri, EUA), Luís Faial (ex-Portimonense), Hélder Laércio Neto (ex-Paço de Arcos);

Postes: Larry Kuimi (ex-Edward Waters University, EUA) e LJ Bryan (ex-Morehead State University, EUA);

 

EQUIPA TÉCNICA

Treinador: Miguel Miranda

 

 

“Temos algumas garantias de melhoria em relação ao ano passado”

Fernando Monteiro, coordenador do Vitória SC

“Pelos jogos-treino que temos feito, temos algumas garantias de melhoria em relação ao ano passado. Tivemos um recrutamento exaustivo, dentro do nosso orçamento. Se tivéssemos um orçamento melhor, as coisas seriam diferentes”

 

“Grupo com características mais defensivas e com maior agressividade”

Miguel Miranda, treinador do Vitória SC

“O trabalho de um treinador é sempre desafiante, mas temos um grupo de jogadores inteligentes e isso está a facilitar o nosso trabalho. Mantivemos o Pedro Pinto e o Pedro Bastos, mas o resto do grupo é novo. Foi um grupo que fizemos com características mais defensivas e com maior agressividade. Já temos umas semanas de trabalho e até ver estou satisfeito”

 

“Temos muitas caras novas e muita juventude”

Pedro Bastos, capitão do Vitória SC

“O grupo está muito diferente este ano. Temos muitas caras novas e muita juventude que vem para nos ajudar. São jogadores que têm muita ambição e muita vontade de trabalhar como já podemos observar nos treinos e tenho a certeza de que nos vão ajudar muito. Aos que chegam passamos os valores do clube, que o Vitória é um clube com muita história e que aqui jogamos todos os jogos para ganhar, seja contra quem for”

 

“Época que será certamente muito competitiva”

Bruno Araújo, reforço (ex-Missouri Baptist University, EUA)

“O desafio é grande num clube também grande e de fortes tradições. As expectativas são sempre altas no início da época e cabe-nos enquanto grupo de trabalho procurarmos desenvolver melhor possível o nosso trabalho numa época que será certamente muito competitiva. Creio que com um grupo forte e motivado iremos alcançar os objetivos propostos”

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: