Basquetebol: Sam Peek e Jenkins empurram Vitória para novo triunfo
O duplo-duplo do extremo Sam Peek – 26 pontos e 10 ressaltos – e os 22 pontos do base Chaunce Jenkins, o mais recente reforço do plantel, foram decisivos para o terceiro triunfo consecutivo do Vitória SC para a Liga Betclic masculina de basquetebol, no caldeirão de Esgueira, por 103-91, neste domingo.
As prestações dos norte-americanos sobressaíram numa equipa que assinou uma segunda parte categórica, invertendo a desvantagem de 54-52 ao intervalo. Após um período inaugural marcado pelo equilíbrio, em que um parcial de 5-0 favorável aos anfitriões nos últimos 50 segundos ditou o resultado na primeira interrupção – 28-23 para os da casa –, o Vitória SC começou mal o segundo período e viu a desvantagem aumentar para os dois dígitos (33-23), antes de iniciar uma reação imparável que iria conduzir à reviravolta definitiva a meio do terceiro período, quando Jasman Sangha estabeleceu o 62-60 favorável aos vimaranenses.
A vencer por 82-75 no final do terceiro período, a equipa treinada por Miguel Miranda desfez as dúvidas quanto ao vencedor com um parcial de 8-0 a abrir o derradeiro quarto, graças a dois lances livres convertidos por Peek e aos triplos de Pedro Pinto e de Jenkins.
A eficácia no tiro exterior foi o capítulo do jogo que mais impacto teve no resultado final, com o Vitória a encestar em 15 das 29 tentativas (51% de eficácia) e os aveirenses a ficarem-se pela conversão de sete dos 26 lançamentos (26% de eficácia). Além dos norte-americanos, Jasman Sangha, com 14 pontos e oito ressaltos, e Filip Gewert, com 13 pontos, destacaram-se numa equipa que não pôde contar com Malique Jacobs, um dos elementos mais utilizados no arranque da época.
Os comandados de Miguel Miranda encerram 2025 no 10.º lugar, com 12 pontos, a um do oitavo lugar, o último de acesso ao play-off, precisamente ocupado pelo Esgueira, e cumprem o primeiro jogo de 2026 em casa, perante o Vasco da Gama, 11.º e penúltimo da tabela, às 15h00 de domingo.