skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Batalha de São Mamede em realidade virtual: no Castelo viva a conquista

Redação
Cultura \ terça-feira, junho 21, 2022
© Direitos reservados
Projeto inovador e pioneiro no nosso país estreia esta sexta-feira, 24 de junho – Dia 1 de Portugal. Com ‘Afonso 360’ pode “viver e sentir a história” da fundação do país.

A batalha de São Mamede, ponto fulcral da história de Portugal, pode, a partir da próxima-sexta-feira, ser literalmente vivida através de uma película com recurso a realidade virtual que estará disponível no Castelo de Guimarães.

Este filme interativo, devidamente validado pela Direção Regional da Cultura do Norte, trata-se de um projeto inovador em Portugal que tem como nome 'Afonso 360' e foi concebido em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães.

“Este projeto pioneiro permite a interação do público com a História e o Património, através de inovadoras ferramentas tecnológicas e com produção totalmente nacional, a partir de locais de visualização instalados no Castelo de Guimarães e onde cada visitante poderá assumir-se como realizador deste filme perante a possibilidade de seleção do respetivo enquadramento”, anuncia o município.

’Afonso 360’ é o tema de uma película, uma iniciativa inédita em Portugal, com recursos a novas tecnologias de Imersão, 360º e Realidade Virtual, que tem o lançamento agendado para sexta-feira.

“Trata-se de uma experiência inesquecível que será proporcionada a quem visitar o Castelo de Guimarães pela possibilidade de viver e sentir um pouco da História do nosso país e com recurso a uma nova ferramenta tecnológica que é pioneira em Portugal, numa ligação da história da fundação do país com o futuro, nesta relação com as novas tecnologias e que ajudam a perceber de uma forma espontânea e interativa o dia-a-dia do Castelo de Guimarães no tempo do Rei D. Afonso Henriques ou, até, da origem da Batalha de S. Mamede (1128)”, refere a Câmara Municipal de Guimarães em nota enviada à imprensa.

Este projeto está adaptado para pessoas de mobilidade reduzida, com recurso a uma plataforma mecânica que permite a visita virtual ao monumento nacional. A realização da película é fiel à história, assente em dados históricos e científicos, deviamente retratada por historiadores e investigadores, validada pelo Direção Regional da Cultura do Norte.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: