skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
24 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Bienal Arquitetura Veneza 2023: Guimarães representado com o Zegnea Grupo

Redação
Cultura \ sexta-feira, abril 14, 2023
© Direitos reservados
Gabinete de arquitetura vimaranense terá a intervenção “Não Espaço” instalada nos corredores da Bienal de Veneza.

Gabinete de arquitetura vimaranense terá a intervenção “Não Espaço” instalada nos corredores da Bienal de Veneza.O Zegnea Grupo, um gabinete de arquitetura de Guimarães, foi convidado a participar na Bienal de Veneza deste ano, um convite inédito para uma empresa da região, sendo que a participação terá o apoio da Câmara Municipal de Guimarães.

O projeto que o gabinete de arquitetura apresentará na Bienal de Veneza é uma intervenção na exposição "Time Space Existence", denominada de "Não Espaço", e tem como objetivo reciclar esses espaços não utilizados e transformá-los em algo mais útil e substancial. A intervenção será realizada como uma crítica à época atual, que exige uma maior racionalização dos recursos, materiais, energéticos e ambientais.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, considera a participação na Bienal de Veneza importante para o território, motivo pelo qual mereceu por parte da autarquia todo o apoio necessário para a boa representação e promoção de Guimarães.

Para Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura, a presença do Grupo Zegnea na exposição "Time Space Existence" é um marco importante para o reconhecimento do tecido criativo de Guimarães, consolidando a sua posição como uma cidade de arte e inovação.

O Zegnea Grupo vê a sua participação numa das mais importantes bienais de arquitetura do mundo como uma grande conquista e uma oportunidade de apresentar sua visão arquitetónica para um público global. Sobre o destino das obras após a exposição, o Zegnea Grupo afirma o desejo de as ver expostas numa plataforma cultural da cidade, como forma de partilhar o trabalho apresentado com a comunidade local, numa ótica de promoção da arte e a arquitetura na região.

A Bienal de Arquitetura de Veneza, que reúne 200 participantes internacionais, incluindo arquitetos, designers e instituições académicas, realizar-se-á entre 20 de maio e 26 de novembro de 2023, e oferecerá aos seus visitantes a oportunidade de refletir sobre as questões mais urgentes da sociedade contemporânea, o que torna a participação do grupo vimaranense ainda mais relevante.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: