skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
30 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Bienal de Guimarães: com palestras também se ilustra, na Teia da Ilustração

Redação
Cultura \ terça-feira, outubro 10, 2023
© Direitos reservados
Ciclo de palestras para ao público em geral, alunos do ensino secundário e universitário e artistas interessados no âmbito da BIG – Bienal de Ilustração de Guimarães.

No âmbito da BIG – Bienal de Ilustração de Guimarães, iniciativa que vai na sua 4.ª edição, terá lugar um ciclo de palestras que contará com a presença de convoca Mariana Rio, Luís Afonso e Marcos Farrajota.

Com o nome A Teia da Ilustração, este ciclo de palestras é, então, dedicado “ao público em geral, alunos do ensino secundário e universitário e artistas interessados”, dá conta a organização, completando eu tem curadoria destas de Tiago Manuel, artista plástico e Diretor Artístico da BIG.

A primeira palestra terá lugar na Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães, no dia 20 de outubro às 10h30. A ilustradora Mariana Rio, falar-nos-á do desafio da conceção de um Wimmelbook, um picturebook silencioso com múltiplas personagens e fios narrativos entrecruzados.

O conhecido cartoonista Luís Afonso, autor do Bartoon/ Jornal Público, coloca-nos duas questões: Desenhar com palavras ou escrever com desenhos? O cartoonista é artista ou jornalista? A palestra decorrerá no Teatro Jordão, dia 10 de novembro, às 10h30.

O editor de BD, Marcos Farrajota, falará sobre a gravidade da falta de cultura no campo da Banda Desenhada - de William Blake ao Black Metal - Apontamentos da evolução da BD independente, também no Teatro Jordão, dia 07 de dezembro, às 10h30.

A participação na A TEIA DA ILUSTRAÇÃO é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, através de formulário próprio disponibilizado em https://big.guimaraes.pt .

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: