skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Bombeiros de Guimarães celebram 147.º aniversário com várias iniciativas

Redação
Sociedade \ sexta-feira, março 01, 2024
© Direitos reservados
Sessão solene agendada para o dia 24 de março, domingo. Durante dois meses a corporação vai assinalar o147.º aniversário.

Entre março e abril, com atividades que se vão estender ao longo de dois meses, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães assinala em março e abril o seu 147.º aniversário, sendo várias iniciativas abertas à comunidade.

Trata-se de uma forma de “agradecer a todos os vimaranenses o apoio permanente que têm dado à nossa instituição, mas também expressar claramente o sentimento de que a presença da comunidade constitui sempre um precioso estímulo para a atividade e o serviço dos nossos bombeiros”, destaca o presidente da instituição, João Pedro Castro.

Com o convite lançado à comunidade, os 147 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães começam a ser assinalados a 09 de março, com a realização de workshop de Suporte Básico de Vida, aberto à participação de todos os interessados. O programa comemorativo prossegue a 16 de março, no Salão Nobre do Quartel, com a cerimónia de condecoração dos associados com 25 e 50 anos de efetividade e empresas benfeitoras da corporação.

A sessão solene do dia de aniversário dos Bombeiros Voluntários de Guimarães será celebrada a 24 de março, domingo, com a missa a ser antecipada para as 9 horas. As portas do quartel estarão abertas a toda a comunidade.

“É mais uma oportunidade «para mostrarmos a todos os vimaranenses a exposição do nosso extraordinário e valioso espólio, mas também as nossas viaturas, mais modernas e antigas, bem como os nossos espaços», dá conta João Pedro Castro.

Nesse dia, antes da sessão solene comemorativa, a corporação vai realizar o tradicional desfile pelas ruas da cidade e prestar tributo aos soldados da paz e fundadores, no Monumento ao Bombeiro. Como habitualmente, a sessão solene comemorativa decorrerá na parada do quartel, onde terá lugar um dos momentos altos da cerimónia, a imposição de condecorações a elementos da corporação. “A presença dos vimaranenses na nossa festa, associando-se aos nossos bombeiros, reforça o sentimento da grande família que somos e desejamos permanentemente ampliar e fortalecer”, destaca Bento Marques, comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.

Ainda em março, no dia 23, terá lugar um "Workshop "Condução fora de estrada" organizado em parceria com a Escola Nacional de Bombeiros, dirigido a formadores de todo o país. No mês de abril, as comemorações prosseguem, no dia 13, com um dia inteiramente dedicado às crianças, com a realização dos “bombeirinhos” no quartel. A 25 de abril, terá ainda lugar, no Paço dos Duques de Bragança, um evento solidário, organizado em parceria com o Corpo Perfeito, uma mega-aula de cycling.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: