skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Bombeiros reforçam corpo e mostram ambulância: piscinas com projeto pronto

Redação
Sociedade \ segunda-feira, dezembro 11, 2023
© Direitos reservados
No dia em que foi dada a conhecer a nova ambulância e foi feito o Juramento de Bandeira de novos bombeiros, foi anunciada a conclusão do projeto de reabilitação das piscinas.

O Dia do Bombeiro foi assinalado com três boas novas por parte dos Bombeiros de Guimarães, que aproveitaram a data festiva para mostrar a nova ambulância integralmente oferecida por empresários vimaranenses e ainda para integrar dezoito novos bombeiros.

O Juramento de Bandeira destes elementos teve lugar precisamente na sexta-feira, 8 de dezembro, ocorrendo também a promoção de 15 novos bombeiros voluntários num “dia feliz para os Bombeiros de Guimarães”.

“Este é um dia muito feliz para os Bombeiros de Guimarães, celebra-se o empenho e dedicação dos nossos bombeiros e bombeiras, mas também o extraordinário apoio das nossas empresas a esta nobre instituição, que passa a contar com uma importante e valiosa ambulância de socorro”, frisou o presidente da direção, João Pedro Castro.

Por outro lado, foi dada a conhecer à comunidade a nova ambulância, “um equipamento fundamental” para ser dada resposta ao número crescente de serviços. “É fundamental dotarmos o nosso parque com este novo veículo para continuarmos a assegurar um serviço de prontidão e qualidade à nossa população, sendo extraordinário e merecedor do nosso mais profundo agradecimento o apoio que recebemos das nossas empresas”, disse o presidente da instituição.

Por seu turno, o comandante da corporação, Bento Marques, destacou o “dia especial. “Com o apoio de parceiros e amigos conseguimos reforçar a capacidade de resposta na prestação de cuidados de emergência pré-hospitalar”, atirou, deixando uma palavra aos familiares dos bombeiros: “Peço-vos compreensão perante as ausências, pois ser bombeiro é estar 24 horas por dia, 365 dias por ano, disponível para desinteressadamente proteger pessoas e bens”.

Para além destes dois momentos, a terceira boa nova foi anunciada pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, dando conta que o projeto de reabilitação das piscinas “está praticamente pronto”. “As obras de reabilitação das piscinas vão ascender a 1,2 milhões de euros, mas todos queremos ver as obras avançar e a Câmara Municipal vai apoiar os Bombeiros de Guimarães para que tal aconteça o mais rapidamente possível», assegurou Domingos Bragança.

Recorde-se que as piscinas dos Bombeiros de Guimarães encerraram em 2021, na sequência de uma auditoria externa que detetou condições deficitárias para atletas, utilizadores e frequentadores, entre as quais problemas de segurança e higiene, assim como elevados custos de consumo energéticos. O equipamento deixou de cumprir os requisitos para poder funcionar e vem-se degradando com o tempo, reclamando, agora, uma intervenção profunda que vai avançar para devolver o importante equipamento ao usufruto da população da cidade.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73