Bombeiros da Taipas garantem ambulância em campanha de recolha de fundos
Em cerca de quatro meses, a angariação de fundos para a compra de uma ambulância de atendimento pré-hospitalar rendeu 98.057,89 euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas (AHBVCT). O montante superou a meta de 80 mil euros, estabelecida como necessária para a aquisição da viatura. “Superámos a nossa melhor expectativa”, adianta ao Reflexo o presidente da corporação, Luís Soares.
Guarnecida de “todo o equipamento necessário para situações de emergência pré-hospitalar”, a nova ambulância “será entregue em breve”, acrescenta. Aquando do fecho desta edição, os bombeiros das Taipas haviam recolhido contributos de cerca de 40 entidades, entre juntas de freguesia, empresas e associações, e de mais de mil donativos particulares, entregues na secretaria da instituição, nos peditórios das eucaristias ou em eventos desportivos e culturais.
“O valor arrecadado é um sinal de que, quando puxamos todos para o mesmo lado, conseguimos alcançar os nossos objetivos. Contudo, a campanha não está encerrada, pelo que, até à entrega da viatura, todos quantos queiram contribuir ainda podem fazê-lo”, esclarece o dirigente associativo, mostrando-se grato para com o altruísmo de quem ajudou.
Luís Soares frisa ainda que a direção da AHBVCT está “a trabalhar num plano de curto e de médio prazo para a renovação da frota da instituição”, sejam os veículos de emergência, os de combate a incêndio ou os de transporte. “Contamos com o Município de Guimarães e com os recursos que a instituição vai conseguindo arrecadar. Sem sobrecarregar as empresas e as famílias, mas sempre que se justificar, sabemos que podemos contar com todos”, perspetiva.
O 1.º Comandante dos bombeiros, Hermenegildo Abreu, já disse que gostaria de adquirir uma segunda ambulância para atendimento pré-hospitalar em 2024, precisamente no lançamento da presente campanha de angariação de fundos, em 21 de agosto de 2023.