Borboletas à luz da lua: sexta pode ajudar a criar um guia em Guimarães
O Laboratório da Paisagem de Guimarães promove na próxima sexta-feira – 13 de setembro – a iniciativa “Borboletas à luz da lua”, na qual se pretende recolher informações obre as borboletas existentes em Guimarães, de forma a criar um guia com esses conteúdos.
“Com o objetivo de ampliar a base de dados e informações sobre este grupo em Guimarães, o Laboratório da Paisagem convida todos os entusiastas da natureza a participar numa atividade integrada no International Ecology Day e no âmbito do projeto Asa.Delta, cujo financiamento foi recentemente aprovado pelo Fundo Ambiental”, dá conta o Laboratório da Paisagem.
Assim, a iniciativa irá desenrolar-se entre as 21 e as 23 horas com ponto de encontro no Laboratório da Paisagem, pretendendo capacitar os participantes na identificação das várias espécies de borboletas noturnas, incentivando o registo fotográfico, que será posteriormente utilizado e integrado no “Guia das Borboletas de Guimarães”. As informações recolhidas serão essenciais para enriquecer os bancos de dados local e nacional, contribuindo para a elaboração de estratégias de conservação mais eficazes para estes importantes polinizadores noturnos.
Participar nesta iniciativa é grátis e qualquer pessoa pode integrar o evento, ainda que seja necessário fazer uma inscrição através desta ligação.
Em Portugal, as borboletas noturnas, também conhecidas como mariposas ou traças, são um dos grupos mais diversos e fascinantes da fauna, contando com mais de 2.000 espécies. No entanto, muitas destas espécies ainda são pouco estudadas, existindo lacunas significativas de conhecimento sobre a sua distribuição, ecologia e conservação.