skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
16 agosto 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Botelho da Costa: "O treinador do Arouca foi melhor que o do Moreirense"

Rodrigo Martins
Desporto \ domingo, agosto 16, 2026
© Direitos reservados
Após a derrota por 4-0 em Arouca, o treinador dos cónegos assumiu que o adversário foi superior "em toda a linha", lamentando as dificuldades táticas e mentais da equipa.

O Moreirense foi goleado por 4-0 no terreno do Arouca, na partida da segunda jornada da Liga. O treinador dos cónegos, Vasco Botelho da Costa, não escondeu a frustração e assumiu com total frontalidade a superioridade do adversário. O técnico dos cónegos reconheceu que a equipa foi surpreendida a nível tático e emocional numa tarde difícil na Serra da Freita.

Na análise ao encontro, o técnico admitiu desde logo que a estratégia arouquense superou a sua: "O treinador do Arouca foi melhor que o treinador do Moreirense, na forma como preparou o jogo. Do ponto de vista tático, tivemos algumas dificuldades em pressionar e contrariar o seu jogo ofensivo.", apontou, lamentando que as correções tenham chegado tarde: "Quando queríamos ajustar, na pausa de hidratação e depois no intervalo, já estávamos muito fora do jogo, a nível do resultado."

O timoneiro detalhou a surpresa estratégica que apanhou a defensiva minhota desprevenida: "Fomos um pouco surpreendidos, porque o Arouca joga normalmente com um duplo pivô e jogou claramente em 4-3-3 neste jogo, exatamente para ter jogadores a romper a nossa última linha." Admitiu ainda falhas evidentes na cobertura defensiva: "O Arouca quebrou facilmente a nossa linha defensiva e tivemos muita dificuldade em cobrir a bola no primeiro momento. Como não fomos competentes nesse aspeto, o Arouca pelos corredores laterais conseguiu resolver o jogo facilmente. Podíamos ter sofrido mais golos, num jogo marcado pela nossa incapacidade."

A quebra anímica e a incapacidade coletiva também pesaram na análise: "Aquilo que também aconteceu foi do ponto de vista mental, a equipa sentiu muito a incapacidade de contrariar o Arouca e acabou por baixar muito os índices de competitividade. Um dia complicado, mas um jogo simples de explicar. O adversário foi melhor."

Apesar das tentativas de retificar o rumo no segundo tempo, o técnico reiterou que os caseiros foram "melhor que nós em toda a linha". O próximo compromisso será no dia 30 de agosto, às 18h00, numa deslocação a Rio Maior para defrontar o Casa Pia, servindo estas duas semanas, nas palavras do treinador, para "limpar a cabeça e preparar o Casa Pia da melhor forma."

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #131 - O BRT e três projetos interrompidos pelo executivo de Ricardo Araújo