skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
04 abril 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Bragança diz que têm de ser levantados autos a quem polui cursos de água

Redação
Política \ segunda-feira, fevereiro 24, 2025
© Direitos reservados
Presidente da Câmara realça que as empresas de construção civil têm de cumprir planos de trabalho para evitar focos poluentes como os que se viram na semana passada na ribeira de Couros.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães defende que é preciso levantar os autos às entidades que poluíram a ribeira de Couros durante a semana transata; na passada sexta-feira, a Brigada de Proteção Ambiental da PSP de Guimarães adiantou que as descargas de substâncias poluentes se deveram a obras de requalificação de edifícios no centro da cidade e ao consequente despejo de resíduos líquidos de construção e demolição para os coletores de águas pluviais, sendo depois encaminhados para a ribeira.

“As brigadas da PSP e da GNR, conjuntamente com os guarda-rios da Vitrus, têm feito esse trabalho [de fiscalização] em todo o território. Disseram que os focos de poluição têm a ver com obras na cidade. Serão levantados os autos”, realça Domingos Bragança.

O presidente da Câmara Municipal lamenta que tais episódios sucedam num território que incentiva “a literacia ambiental” e promete continuar a pugnar pela defesa do ambiente, quer a nível pedagógico, quer a nível coercivo.

“As empresas de construção civil sabem que não devem poluir. Têm de prever isso nos seus planos de trabalho e cumpri-los. Continuaremos a avançar pelo ambiente do ponto de vista pedagógico e do ponto de vista coercivo, quando há atentado ambiental”, concluiu.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #93