skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Bragança visitou bairro em Azurém: 3M€ para reabilitar bairros sociais

Redação
Ambiente \ terça-feira, junho 07, 2022
© Direitos reservados
Quatro bairros sociais do concelho intervencionados com financiamento de 2 milhões de euros por parte do FEDER. Obras beneficiam energeticamente 215 frações.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, visitou as obras de reabilitação da envolvente exterior do Bairro Social de Azurém, um dos quatro empreendimentos que serão alvo de obras de reabilitação.

Estas intervenções têm como objetivo “a instalação de sistemas de energias renováveis tendo em vista a melhoria de eficiência energética e a melhoria do conforto térmico dos habitantes”, sendo que para além de Azurém também os bairros das Coradeiras, Urgezes e Mataduço serão intervencionados.

No total, esta intervenção terá impacto em 215 frações, tendo um custo superior a três milhões de euros, mais precisamente 2.960,000€ + IVA. Será feito um melhoramento das fachadas, através da aplicação de um sistema de isolamento térmico exterior. O projeto foi financiado pelo FEDER em cerca de 2 milhões de euros.

“Nas coberturas serão colocados isolamentos térmicos por baixo do revestimento exterior. A intervenção na cobertura prevê ainda a alteração de caldeiras e rufos, a retificação das palas de ensombramento e a instalação de um sistema de captação solar composto por coletores solares térmicos. Estes últimos permitirão beneficiar de um aproveitamento de energia renovável com o consequente benefício económico. Alguns destes lotes terão Unidades de Produção de Autoconsumo (Azurém e Urgezes) destinados a fornecer energia aos espaços comuns, sendo o excesso entregue à rede de distribuição. A caixilharia existente está a ser integralmente substituída por caixilharia em alumínio com estrutura térmica e vidro duplo. Estas caixilharias reduzem de forma substancial as perdas térmicas por infiltração do ar. Serão colocadas novas soleiras exteriores e substituídos os estores.”, dá conta mo município.

A realização deste projeto é considerada “mais um passo para reduzir o consumo energético dos edifícios de habitação social, antecipando em cerca de 2 anos a diretiva europeia que fixa a meta de redução em 30%”. Guimarães é uma das 100 cidades europeias escolhidas pela União Europeia para a “Missão Cidades”, que tem como objetivo criar um grupo de cidades piloto para a neutralidade climática, um modelo inspirador para toda a Europa.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: