skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Brito quer novo campeonato tranquilo… e pelo menos um lugar acima

Tiago Mendes Dias
Desporto \ terça-feira, julho 18, 2023
© Direitos reservados
Depois de uma inédita manutenção no Campeonato de Portugal, vimaranenses apresentam-se com sete reforços num plantel de 27 elementos para fazerem “igual ou melhor” em 2023/24.

Na antecâmara da 10.ª temporada consecutiva ao serviço do Brito, Nelson promete uma equipa a “entrar nos jogos todos para vencer”. Capitão de equipa aos 29 anos, o avançado vai realizar a segunda época consecutiva num escalão nacional, algo inédito na sua carreira e nos 65 anos de história do emblema da sua vila natal. Tal como no ano passado, o clube de Guimarães quer garantir a manutenção no Campeonato de Portugal (CP) algumas jornadas do fim, mas se possível melhorando o sétimo lugar de 2022/23. “Neste ano, queremos garantir a manutenção o mais rapidamente possível, se possível um lugar acima na tabela”, vincou ao Jornal de Guimarães, na apresentação decorrida na segunda-feira.

O clube encara nova época no quarto escalão com 27 elementos, sete deles reforços e quatro ex-juniores. O treinador, André Anastácio, aceitou manter-se ao leme do Brito pelo segundo ano consecutivo, tendo expressado a convicção de que é possível “fazer igual ou melhor”, mesmo com a “fasquia mais alta”.

O treinador natural das Caldas da Rainha diz-se feliz em Brito, num clube que gera uma “envolvência diferente” tanto com adeptos, como com os jogadores da formação, e lamenta apenas e indefinição em torno da realização do campeonato, não se conhecendo ainda o alinhamento da série, nem o calendário. Em 2018/19, tive o prazer de subir o Vilafranquense, na altura com o mister Filipe Moreira. Ele falou dos moldes de serem 80 a 90 equipas a lutarem por dois lugares. As pessoas que estão na Federação é que mandam. No geral, têm feito um bom trabalho, mas temos de ponderar se vale a pena andar num Campeonato de Portugal ou se é preferível andar em baixo. Na Pró-Nacional da AF Braga, houve restruturação e voltam a ser 18 equipas neste ano”, comparou.

Perante a impossibilidade de duas equipas B competirem na mesma série do CP, a série do Brito vai receber as equipas da Madeira, entre as quais o Marítimo B, ou o Vitória B, formação do concelho que vai ao encontro dos desejos do treinador e do presidente do Brito. Convencido de que seria “ótimo” ter a equipa da cidade a visitar a Arena Silvar, José Dias prometeu uma equipa de “gente séria, de gente que vai trabalhar para defender o Brito até à última lágrima”.

 

PLANTEL BRITO

Guarda-redes: Lopes, Paulinho (ex-AD Oliveirense) e Tiago (ex-júnior);

Defesas: António, Gusmão, Miguel (ex-júnior), Soares, Marquinhos, Luís (ex-júnior), Paulo Araújo (ex-Amora) e Bébé;

Médios: Barbosa, Tiger, Romário, Davide (ex-Sandinenses), Rui Almeida, Polo (ex-júnior), Best (ex-Sandinenses) e Júnior

Avançados: Lenno, Garcia, Nelson, João Filipe, Kevinho (ex-Sandinenses), Macedo (ex-Dumiense), Zé Roberto (ex-Sandinenses) e Zé Marco

 

EQUIPA TÉCNICA

Treinador: André Anastácio

Treinadores adjuntos: Fábio Pereira, João André Costa, Joanico e Jota

 

“Não há jogos fáceis no Campeonato de Portugal”

André Anastácio, treinador

“Cada jogo é um jogo. Não há jogos fáceis no Campeonato de Portugal. No ano passado, desciam seis equipas. Neste ano, descem cinco. No ano passado, disse que quem andasse no Campeonato de Portugal para não descer de divisão se arriscava a descer. Temos de olhar para cima. É com orgulho que olho para os jogadores que se mantêm”

 

“Os jogadores que ficaram são mais-valias”

Nelson, capitão

“Mantivemos grande parte do plantel, os jogadores que ficaram são mais-valias e conseguimos segurá-los. Todos sabemos das dificuldades que são o Campeonato de Portugal, ainda para mais com várias equipas a apostarem. Partimos com atraso em relação a algumas equipas profissionais, que treinam de manhã ou de tarde, e fazem só isso da vida. Temos os nossos trabalhos e vimos aqui à noite para fazer o que mais gostamos.

 

“Sou um jogador que gosta de ter bola”

Davide, reforço (ex-Sandinenses)

“Desde que surgiu o convite, achei que era um clube estável, que se manteve no Campeonato de Portugal, que tem boas condições. É uma equipa junta há muito tempo, competitiva. Estou aqui para ajudar no que for possível quando for chamado a jogar. Sou um jogador que gosta de ter bola. Aliado a isso, trabalho para a equipa. Gosto de correr sem bola”

 

“Temos gente muito séria”

José Dias, presidente

“Somos um parente pobre desta divisão, mas esta equipa vai dar respostas muito positivas e fazer um excelente campeonato. Confio muito nestes jogadores e tenho a certeza de que vão acrescentar alguma coisa. Temos gente muito séria, são muito homens. O Brito escolhe homens, acima de tudo”

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: