skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
21 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Bruno Varela e os 100 jogos pelo Vitória: “Sou um guarda-redes mais maduro”

Redação
Desporto \ quarta-feira, setembro 06, 2023
© Direitos reservados
Guardião atingiu marca redonda na visita ao Benfica e agradece a aposta depois de época e meia no Ajax com escassa utilização. A memória conserva exibições de jogos com Paços de Ferreira e FC Porto.

A ligação de Bruno Varela ao Vitória, em curso pela quarta época consecutiva, traduz-se agora em 100 jogos oficiais a ostentar a imagem de D. Afonso Henriques. O guarda-redes de 28 anos atingiu essa marca no sábado, na deslocação ao Estádio da Luz para o embate com o Benfica, e diz-se um atleta com mais maturidade em relação àquele que chegou a Guimarães no verão de 2020. “Tive uma grande evolução como guarda-redes porque passei a disputar muitos jogos, mas ganhei muita maturidade. Sinto que sou um guarda-redes muito mais maduro do que há três anos”, frisa, citado pelos meios do clube preto e branco.

O guardião assume ser uma honra atingir “uma marca muito importante” num clube com “a grandeza do Vitória SC”, num tempo em que “os jogadores trocam muitas vezes de clube”, mas também ressalva a gratidão pela aposta do clube de Guimarães numa fase em que raramente jogava. “Vinha de um contexto difícil, com muito tempo sem jogar em época e meia no Ajax, e o Vitória SC apostou em mim. É por isso que tenho muito a agradecer a este clube”.

O antigo jogador de Benfica, clube onde se formou, Vitória de Setúbal e Real Valladolid começou o seu trajeto de rei ao peito na receção à B SAD, na abertura da edição 2020/21 da Liga; o Vitória perdeu por 1-0, sem adeptos nas bancadas do Estádio D. Afonso Henriques, devido à pandemia. Esse jogo não deixa “uma boa recordação”, ao contrário do segundo em Guimarães, frente ao Paços de Ferreira; o Vitória venceu o último jogo com Tiago Mendes ao leme por 1-0, numa noite em que Bruno Varela defendeu tudo. “Vencemos por 1-0, tornando-me pela primeira vez no homem do jogo ao serviço do Vitória SC. Consegui, de facto, ajudar a equipa, fazendo muitas defesas”, refere.

A visita ao Estádio do Dragão na época 2021/22, em novembro de 2021, também lhe ficou na memória; os vitorianos estiveram a vencer o FC Porto por 1-0, com golo de Marcus Edwards, mas acabaram derrotados por 2-1, num encontro em que Bruno Varela se lembra de uma boa exibição. “Recordo-me de ter feito um bom jogo. Tive ações muito boas”, diz, sem esquecer os dois triunfos sobre o rival Sporting de Braga nas duas últimas épocas, ambas no D. Afonso Henriques.

Grato por poder envergar a braçadeira de capitão do Vitória SC, o atleta confessa ainda o desejo de “somar mais jogos e alcançar novas marcas” pelo clube.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73