skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
22 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Câmara de Guimarães tem um novo site “para facilitar a vida aos cidadãos”

Bruno José Ferreira
Sociedade \ terça-feira, maio 07, 2024
© Direitos reservados
Com uma forte componente associada à Inteligência Artificial, o novo site do município pretende ser uma primeira resposta aos cidadãos, dispondo de várias ferramentas. Há um avatar que tem respostas.

Clara, o avatar com funções de assistente digital, é um dos rostos do novo site do município do Guimarães, apresentado esta terça-feira no Instituto de Design como mais um “passo na digitalização do território”. Com diversas ferramentas associadas à Inteligência Artificial, o objetivo passa pela digitalização dos serviços.

É possível interagir com a Clara, colocar questões e esclarecer dúvidas, aceder a serviços do município ou simplesmente pesquisar informações.

A apresentação decorreu na conferência Digitalização dos Serviços Públicos, com Paulo Lopes Silva, vereador com o pelouro dos Sistemas Inteligentes e de Informação, mas também do Atendimento ao Público, a vincar as novas respostas que o município passa a disponibilizar aos cidadãos nesta plataforma.

“De um modo geral temos um site com duas perspetivas: a componente dirigida ao portal do cidadão e uma componente direcionada para o investidor, para a inovação e para a economia”, explicou o vereador, destacando a “introdução da Inteligência Artificial no atendimento de primeira linha”.

César Silva, da empresa responsável pelo desenvolvimento do novo portal, a Wiremaze, enfatizou que este site vem “facilitar a vida aos cidadãos” numa “comunidade cada vez mais variada”. Na sua opinião, estamos perante “um passo fundamental para o futuro” através de “ferramentas que projetam a autarquia para uma nova geração, com respostas práticas e rápidas”. O responsável destacou funcionalidades como o avatar de Língua Gestual Portuguesa, dizendo que “Guimarães foi pioneiro nesta realidade”, sendo que o site respeita várias necessidades de acessibilidade.

Um dos participantes na cerimónia de apresentação do site, Domingos Bragança destacou a “proximidade ao cidadão” como principal baluarte deste projeto no qual “se utiliza o topo da tecnologia e do conhecimento ao serviço das pessoas, com maior acessibilidade, rapidez e segurança”.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães acredita que através do ecossistema existente em Guimarães, nomeadamente a Universidade das Nações Unidades, vocacionada para a Governação Digital, e o Curso de Ciência de Dados, é possível “potenciar a nossa plataforma de inovação digital”, num trabalho “para ser replicado por todos os municípios portugueses”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73