skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Câmara diz que piquete de urgências para socorro animal funciona

Redação
Sociedade \ quarta-feira, novembro 10, 2021
© Direitos reservados
Após queixa do PAN referente à demora no socorro a uma cadela atropelada no final de outubro, autarquia frisa que a situação foi “tratada com sucesso”, com o animal em causa a “recuperar”.

O Centro de Recolha Oficial Animal (CROA) tem “um modelo de piquete de urgências”, com dois tratadores que “trabalham em regime de compensação de tempo” e alternam entre si nas “respostas às solicitações”, vinca a Câmara Municipal de Guimarães.

A nota enviada ao Jornal de Guimarães respeita a uma crítica da Concelhia do PAN sobre a alegada demora de 1h30 por parte do piquete de intervenção rápida do CROA no socorro a um animal atropelado, a 30 de outubro. A força política liderada a nível municipal por Rui Rocha vincou mesmo que o que o “piquete de intervenção rápida” para “situações urgentes” não funciona, apesar do município ter garantido a sua existência, numa reunião decorrida em julho.

A Câmara esclareceu ainda que a situação reportada às 17h11 do último sábado de outubro, em Vermil, foi “tratada com sucesso”, mesmo a nível do “tempo de resposta”, que incluiu “a viagem do domicílio do tratador ao CRO para se equipar e dirigir ao local do acidente”.

Depois de atendido, o animal em causa, uma cadela, ficou “internado durante o fim de semana” no centro de atendimento veterinário do CRO, a “recuperar de uma fratura da bacia sem necessidade de cirurgia”.

“Ainda no sábado a cadela recebeu visita de uma senhora que assistiu ao acidente e estamos à procura de uma família de acolhimento temporário para recuperação em ambiente familiar, tendo sido esta opção sugerida à munícipe”, esclareceu ainda o município.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: