skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Câmara e freguesias solidarizam-se com vítimas do acidente na A1

Redação
Sociedade \ sábado, maio 21, 2022
© Direitos reservados
Município apresenta “condolências” às “famílias e amigos das vítimas” que seguiam no autocarro de Figueiredo para Fátima. Algumas das Juntas de Freguesia vimaranenses fizeram o mesmo.

Perante as três mortes e os 33 feridos que resultaram do acidente no autocarro que seguia de Figueiredo para Fátima, nesta manhã de sábado, a Câmara Municipal de Guimarães endereçou as condolências às famílias e amigos das vítimas.

“O Município de Guimarães apresenta as mais sentidas condolências às famílias e amigos das vítimas do trágico acidente que aconteceu este sábado, 21 de maio, ocorrido na A1, na zona da Mealhada, na sequência do despiste de um autocarro que partiu da freguesia de Figueiredo, concelho de Guimarães, com destino ao Santuário de Fátima”, lê-se na nota do município.

A autarquia disse estar “em coordenação com as diversas autoridades”, nomeadamente “as de proteção civil e de socorro”, a “prestar o auxílio que for necessário às famílias das vítimas e aos feridos deste trágico acidente”.

A mensagem de solidariedade para com aquela comunidade da União de Freguesias de Leitões, Oleiros e Figueiredo estendeu-se a algumas das Juntas de Freguesia do concelho. A Junta de Freguesia de Caldelas “lamentou o acidente” num dia em que organizou um passeio ao santuário de Fátima, destino a que todos os passageiros chegaram em segurança.

“Decorre, hoje, o passeio mensal da Junta de Freguesia, a Fátima. A viagem até ao Santuário, felizmente, realizou-se em segurança.  Lamentamos, contudo, o sucedido com o autocarro da União de freguesias de Leitões, Oleiros e Figueiredo, com a qual nos solidarizamos, neste momento difícil”, lê-se nas redes sociais.

Já a União de Freguesias de Briteiros Santo Estêvão e Donim e a freguesia de Gondar mostraram-se “solidárias” para com “a enorme dor e tristeza que se abateu sobre a comunidade amiga da União de Freguesias de Leitões, Oleiros e Figueiredo na sequência da notícia do trágico acidente ocorrido esta manhã em direção a Fátima”.

Também a Junta de Freguesia de Silvares endereçou uma mensagem à UF de Leitões, Oleiros e Figueiredo, manifestando o "profundo pesar pela perda de vidas humanas na sequência do trágico acidente desta manhã". 

Também as autarquias de Creixomil, Sande Vila Nova e Sande São Clemente, bem como a de Sande São Lourenço e Balazar manifestaram o pesar pelas vítimas do acidente. A Junta de Freguesia de Ronfe cancelou até a inauguração da exposição "Ronfe há 50 anos, prevista para as 17h00 deste sábado, no Espaço Arte e Cultura, tendo ainda expressado "solidariedade" aos familiares das vítimas.

O despiste no quilómetro 212 da A1, no sentido Norte-Sul, para o qual o alerta foi emitido às 09h29, causou três mortes, cinco feridos graves, seis feridos intermédios, que inspiram cuidados, 22 feridos ligeiros, tendo ficado duas pessoas ilesas.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: