skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
24 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Câmara garante financiamento de 400 mil euros para combate à pobreza

Redação
Política \ quinta-feira, março 07, 2024
© Direitos reservados
Designado Radar Social, o projeto piloto identificou quase 15 mil potenciais beneficiários, conta com um sistema de georreferenciação social e estende-se por 27 meses.

A Câmara Municipal de Guimarães vai dispor de um financiamento de 393.402,59 euros para combate à pobreza e à exclusão social no concelho. Aprovada a candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência, essa verba vai ser aplicada no projeto piloto Radar Social, cujo período de execução ascende aos 27 meses para um universo de 14.826 potenciais beneficiários, identificados em “estreita colaboração de todos os parceiros sociais” do território, frisa a autarquia, em comunicado.

O Radar Social, vinca a Câmara, assenta no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com a rede social.

“Através desta medida, será implementado um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação do nosso território, na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social integrado”, refere.

O projeto prevê a criação de uma equipa com cinco técnicos superiores, cujo concurso será em breve anunciado, com um possível contributo decisivo para a construção, atualização e enriquecimento do conhecimento dos fenómenos em vigor no território

O desfecho da candidatura esteve sujeito a critérios como a apresentação do Diagnóstico Social e do Plano de Desenvolvimento Social atualizado, onde Guimarães obteve a pontuação máxima, e a relação entre o número de potenciais destinatários a serem abrangidos no projeto face à população residente. A candidatura obteve informação relativa a 14.826 potenciais beneficiários.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73