skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
04 abril 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Câmara inaugura troços das ecovias do Selho e do Ave no sábado

Redação
Ambiente \ segunda-feira, março 03, 2025
© Direitos reservados
A Câmara Municipal vai inaugurar cerca de 3,3 quilómetros da ecovia do Ave, nas freguesias de Barco, Caldelas e Brito, e cerca de dois quilómetros ao largo do Selho, entre Pencelo e Fermentões.

Guimarães inaugura, no próximo sábado, novos troços das ecovias do concelho, situados nas margens dos rios Ave e Selho, abrangendo as freguesias de Barco, Caldelas, Brito, Pencelo e Fermentões.

A cerimónia terá início no Parque de Lazer de Barco, às 09h45, e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, da vereadora do ambiente e ação climática, Sofia Ferreira, bem como dos presidentes das juntas de freguesia envolvidas e representantes das brigadas verdes locais, entre outras entidades.

No âmbito da inauguração, serão percorridos alguns dos trajetos já acessíveis à população, nomeadamente os percursos entre o Parque de Lazer de Barco e o Parque de Lazer das Taipas, numa extensão aproximada de 2,5 quilómetros; em Brito, entre a Rua dos 8 Moinhos e um troço de 800 metros; e entre Pencelo e Fermentões, ligando a Rua de Santo António ao Parque de Roldes, num percurso de dois quilómetros.

Todas as intervenções realizam-se em conformidade com as diretrizes da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e com a autorização da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e da Entidade Regional da Reserva Agrícola Nacional. A concretização deste projeto é, ainda, possível graças à colaboração indispensável dos proprietários privados, que cederam parte dos seus terrenos junto às linhas de água.

Recorde-se que este projeto está a ser desenvolvido pelo Município de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem, com o apoio da Vitrus Ambiente, e é financiado pela Iniciativa de Assistência à Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa (REACT-EU), do Programa Operacional COMPETE 2020, no âmbito da iniciativa REACTivar Guimarães: Renaturalização dos Corredores Verdes dos Rios Ave, Selho e Vizela, cujo objetivo foi a recuperação e renaturalização das margens ribeirinhas através da remoção de espécies invasoras, da aplicação de técnicas de engenharia natural em zonas suscetíveis à erosão e da plantação de espécies nativas.

"As ecovias de Guimarães são projetos estruturantes em desenvolvimento, promovendo a valorização e preservação do património natural e paisagístico do concelho. Com um forte compromisso com a sustentabilidade, estes percursos destinam-se a incentivar a mobilidade suave, o contacto com a natureza e a prática de atividades ao ar livre, contribuindo para a criação do primeiro parque linear de Guimarães", afirma a Câmara Municipal de Guimarães, em comunicado.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #93