skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
22 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Câmara Municipal de Guimarães assinala o Dia Mundial da Criança

Hugo Marcelo
Educação \ quarta-feira, maio 26, 2021
© Direitos reservados
Iniciativa irá decorrer em formato online com representantes de todas as crianças do 3.º e 4.º anos dos agrupamentos de escolas do concelho de Guimarães, bem como das escolas privadas.


No próximo dia 1 de junho, a Câmara Municipal de Guimarães assinala o Dia Mundial da Criança com iniciativas em formato online onde se destaca a sessão da manhã de terça-feira que irá proporcionar o diálogo entre as crianças do 3.º e 4.º anos dos agrupamentos de escolas do concelho com o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, e ainda com os Vereadores do Executivo, em salas virtuais. Da parte da tarde está agendada uma segunda sessão online para as crianças do pré-escolar das IPSS do concelho. Esta iniciativa pretende estabelecer pontes diretas no diálogo com os mais jovens, percebendo as suas preocupações e anseios, com o objetivo de elaborar as respostas possíveis para os problemas apresentados. Estas conversas, que pretendem fomentar a participação ativas das crianças, serão moderadas pelos investigadores do Laboratório Colaborativo ProChild.

Num contexto de abertura aos mais jovens, o Município de Guimarães apresentará também uma nova plataforma digital, designada “Dar Vez à Tua Voz”, às 11h15, no sentido de recolher sugestões e contributos de crianças e jovens (até 18 anos) para implementar no território. Segue-se ainda a apresentação da plataforma digital do Plano de Ação Local do programa “Guimarães Cidade Amiga das Crianças”.

Haverá lugar ainda para dois workshops, organizados pelo Laboratório da Paisagem, com os temas “Hotéis e armadilhas para insetos” e “Adubo feito de lixo”, a decorrer em formato online através da plataforma Zoom. Os interessados devem proceder à inscrição no e-mail geral@labpaisagem.pt.

Às 18 horas realiza-se ainda um webinar, promovido pelo Laboratório ProChild Colab sob o tema “O Direito das Crianças e pós-pandemia”, com as participações de Marta Santos Pais (CIPM/ONU/Porchild Colab), Manuel Sarmento (UMinho) e Isabel Soares (UMinho/ProchildColab). A inscrição é obrigatório e deve ser feita através do site www.prochildcolab.pt.

Nos canais digitais do Município de Guimarães, serão promovidas, entre os dias 1 e 4 de junho, informações para as crianças na iniciativa “Sabias que...”

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73