skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 janeiro 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Câmara Municipal quer 20 quilómetros de ecovias ribeirinhas até fim do ano

Tiago Mendes Dias
Ambiente \ quarta-feira, janeiro 28, 2026
© Direitos reservados
O presidente da Câmara revelou o objetivo de duplicar a atual extensão das ecovias do Ave e do Selho, com troços entre Silvares e Donim e entre Aldão e Selho São Lourenço.

A presente extensão das ecovias do Ave e do Selho, de 9,6 quilómetros, é para duplicar até ao final de 2026, atingindo a fasquia dos 20 quilómetros, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Guimarães nesta quarta-feira, durante uma visita ao Centro de Inovação Vitrus Ambiente.

"Queremos acelerar as ecovias do Selho e Ave e duplicá-las para 20 quilómetros no final de 2026. Hoje são 9,6 quilómetros”, disse Ricardo Araújo, elencando esse objetivo como um dos seis a cumprir no curto prazo em articulação com a empresa municipal Vitrus Ambiente.

Ao lado do presidente da Câmara, o vereador municipal com o pelouro do ambiente, Alberto Martins, confirmou que o prolongamento da ecovia do Selho está previsto com um troço entre Aldão e Selho São Lourenço, enquanto o aumento da ecovia do Ave estender-se-á entre o parque de Ardão, em Silvares, e Donim, ao longo da margem esquerda, passando ainda por Ponte, Santa Eufémia de Prazins, Souto São Salvador e Souto Santa Maria. O vereador apelou ainda aos proprietários dos terrenos em causa para se mostrarem disponíveis nas negociações com o município.

Anunciado em 2021, o projeto das ecovias do Ave, na extensão total de 29 quilómetros, do Selho, de 22 quilómetros, e do Vizela, entre Moreira de Cónegos e Lordelo, numa extensão de 10 quilómetros, está em execução desde 2022. No Ave, troços em Brito, Caldas das Taipas e Barco já estão abertos à mobilidade pedonal e ciclável. Já no Selho, o troço entre Pencelo e Fermentões está concluído.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #129 - Plano e Orçamento e o caminho da Guimarães Capital Verde Europeia