skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
01 fevereiro 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Câmara quer agência para desenvolvimento económico em vigor ainda em 2026

Redação
Política \ domingo, fevereiro 01, 2026
© Direitos reservados
Em comunicado, o município assume o objetivo de concluir o plano estratégico para a economia até ao final do primeiro semestre antes de operacionalizar a nova agência para a economia.

A agência para o desenvolvimento económico de Guimarães, um dos objetivos incluídos no programa eleitoral da coligação Juntos por Guimarães, vitoriosa nas Eleições Autárquicas de 12 de outubro de 2025, deve começar a funcionar até ao final deste ano, assume a Câmara Municipal de Guimarães, em comunicado.

“No plano económico e da inovação, o executivo liderado por Ricardo Araújo está a desenvolver um novo plano estratégico que deverá estar concluído até ao primeiro semestre de 2026 de forma a implementar, até ao final do ano, a nova Agência para o Desenvolvimento Económico de Guimarães”, refere a nota de imprensa que assinala os primeiros 100 dias de mandato do executivo municipal.

O presidente da Câmara já assumiu, numa entrevista ao Eco, estar em curso o plano estratégico para depois lançar a agência, que, em parte, se inspira no modelo da Invest Braga, agência do concelho vizinho, embora se possa focar noutros setores de atividade.

A nota de imprensa relativa aos primeiros 100 dias do mandato refere ainda a instalação da empresa Taglobal no parque industrial da Gandra, junto ao Avepark, com um investimento de 12,3 milhões de euros que acarreta a criação de 80 novos postos de trabalho, e várias decisões tomadas nas áreas da saúde, educação, habitação, mobilidade, segurança, justiça, sustentabilidade ambiental.

"Queremos um concelho que respeita a sua história, mas que olha para o futuro com ambição. Estes 100 dias foram apenas o início de um trabalho exigente, feito com proximidade, transparência e compromisso com Guimarães", promete Ricardo Araújo, citado pela nota. 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #131 - O BRT e três projetos interrompidos pelo executivo de Ricardo Araújo