skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
31 março 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Câmara, SMS e UF Briteiros assinam protocolo para parque na Quinta da Ponte

Redação
Política \ quarta-feira, março 19, 2025
© Direitos reservados
Sessão de assinatura e apresentação pública do projeto está marcada para o dia 22 de março, às 10h30, no Museu da Cultura Castreja.

A Câmara Municipal de Guimarães, a Sociedade Martins Sarmento e a União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia vão assinar no sábado, às 10h30, no Museu da Cultura Castreja, o protocolo de cooperação para a criação do Parque Florestal da Quinta de Ponte, aprovado na reunião do executivo municipal de 13 de janeiro.

A Quinta da Ponte integra um conjunto de terrenos rústicos legados à Sociedade Martins Sarmento pelo arqueólogo Francisco Martins Sarmento. Com cerca de seis hectares, esses terrenos mantêm as características biológicas desde a época em que eram cultivados, tendo deixado de o ser na década de 70 do século XX, e vão ser requalificados para fins de lazer e fruição pública.

O projeto do Parque Florestal da Quinta da Ponte visa criar um espaço de lazer naturalizado, que aproveita a paisagem envolvente e promove a sustentabilidade ambiental. A intervenção está alinhada com o projeto Green Gap, financiado pelo programa Interreg POCTEP (2021-2027), que prevê a renaturalização do Rio Febras através da remoção de espécies invasoras e da plantação de vegetação autóctone.

“A Sociedade Martins Sarmento sempre teve a intenção de disponibilizar estes terrenos para uso público, tendo inclusive desenvolvido, no passado, um projeto de quinta pedagógica. Em 2022, a União de Freguesias de Briteiros formalizou o seu interesse em colaborar na concretização de um parque de lazer, contando com o apoio do Município de Guimarães”, conclui a nota da Câmara.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #93