skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Câmara vota nome de António Magalhães para a nave do Multiusos

Redação
Política \ terça-feira, fevereiro 27, 2024
© Direitos reservados
Integrada na agenda da reunião de quinta-feira, proposta visa homenagear presidente da Câmara à época da inauguração de um equipamento que atraiu eventos desportivos e culturais a Guimarães.

A nave do Multiusos de Guimarães, equipamento inaugurado em 17 de novembro de 2001, deve, em breve, designar-se Nave António Magalhães. A Câmara Municipal de Guimarães vota, na próxima quinta-feira, em reunião quinzenal, a atribuição do nome do seu anterior presidente ao recinto principal do Multiusos. Apresentada pouco depois de comemorado o 25.º aniversário da Tempo Livre, cooperativa que fomenta a prática desportiva em Guimarães e gere aquele equipamento, a proposta enaltece “a marca singular que António Magalhães imprimiu ao setor do desporto em Guimarães”.

Ao citar “as condições indispensáveis para uma alteração profunda do paradigma do ecossistema desportivo vimaranense, que passa a atribuir importância e primazia ao desporto informal e comunitário, democratizando, dessa forma, o acesso ao desporto e à atividade física regular por parte de qualquer cidadão”, a proposta realça também o papel do Multiusos para “o acolhimento de grandes produções desportivas e culturais em Guimarães”.

“A decisão de construção de um equipamento com as valências e versatilidade do Multiusos de Guimarães, pelo seu pioneirismo e sentido de oportunidade, colocou Guimarães na rota de acolhimento de grandes produções culturais e desportivas, corporate e empresariais que foram e são marcantes para a afirmação de Guimarães como local de realização de eventos especialmente complexos e com inquestionáveis vantagens económicas, promocionais e de posicionamento territorial à escala regional e nacional”, lê-se no documento.

Aquela infraestrutura situada em Creixomil acolheu as cerimónias de abertura e de encerramento da Capital Europeia da Cultura, em 2012, e os mais relevantes eventos da primeira edição da Cidade Europeia do Desporto em Portugal, no ano de 2013, além de inúmeras competições desportivas, como o Mundial de andebol de 2003, concertos e outros espetáculos de entretenimento.

A autarquia crê que a designação Nave António Magalhães é um tributo à “herança e marca indelével” dos mandatos de António Magalhães no setor do desporto e da cultura e, de um modo geral, “na consolidação de Guimarães como cidade de acolhimento de realizações de âmbito nacional e internacional”, acrescenta a proposta.

Em caso de aprovação, a proposta de homenagem vai ser submetida à Assembleia Municipal, órgão que António Magalhães também presidiu, entre 2013 e 2017, depois de 24 anos na presidência da Câmara.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: