skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
24 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Camélia de Guimarães é a Árvore do ano 2024: representa Portugal na Europa

Redação
Sociedade \ quarta-feira, janeiro 10, 2024
© Direitos reservados
Árvore com mais de três séculos integra os jardins da Villa Margaridi e vai representar Portugal a nível europeu no concurso Tree of the Year 2024.

A Camélia de Guimarães, uma árvore da espécie camélia-japoneira que se destaca nos jardins da Villa Margaridi, foi considerada a árvore do Ano 2024 em Portugal, sendo o exemplar mais votado.

Com um total de 3900 votos, a árvore vimaranense com mais de três séculos é o representante de Portugal no concurso a nível europeu Tree of the Year 2024, que terá lugar no próximo mês.

Esta camélia-japoneira está classificada como Património de Interesse Público, juntamente com um conjunto arbóreo e mais dois exemplares isolados, integrando um jardim histórico e exemplificativo da arte de topiária, que tem valor estético e biológico.

“Destaca-se pelos séculos de talhe cuidado que conduziram a um jogo de volumes, cores e formas geométricas monumentais”, dá conta a Câmara Municipal de Guimarães, sobre esta árvore com mais de 300 anos que se situa na Villa Margaridi.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73