skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

De Barcelona, projeto de canto para crianças mostra-se em Guimarães

Redação
Cultura \ sexta-feira, maio 12, 2023
© Direitos reservados
Espalhado por algumas cidades da Europa e da América Latina, o Cantânia apresenta-se este sábado em Guimarães, com uma “cantata” acerca da viagem de uma menina cega pelo mundo.

Projeto de canto participativo para alunos em idade escolar, entre os 8 e os 13 anos, o Cantânia apresenta-se este sábado no Centro Cultural Vila Flor com uma cantata – poema lírico transformado em música – que conta a história de Sara, uma menina cega de sete anos, que sonha dar a volta ao mundo como o seu herói Phileas Fogg, de “A Volta ao Mundo em 80 Dias”. Com sessões agendadas para as 11h30 e para as 16h30, o espetáculo foi ensaiado ao longo do ano letivo, nas respetivas salas de aula, com a ajuda dos professores, e promete envolver alunos de várias escolas da região.

“Embora o seu pai, Daniel, considere impossível, Sara acredita que há muitas maneiras de viajar e mantém-se convicta de que vai encontrar uma. Com a ajuda da avó de Sara e dos seus vizinhos, eles fingem que viajam pelo mundo, visitando apartamentos decorados como se se tratasse de diferentes países, possibilitando a Sara conhecer outras culturas e histórias”, refere a Câmara Municipal, a propósito da obra “As portas do mundo”, com composição de Raquel García-Tomás e texto de Bernat Castany Prado.

Em Portugal, a Sociedade Musical de Guimarães – Conservatório de Guimarães é a entidade responsável por desenvolver um projeto concebido e produzido pelo serviço educativo do L’Auditori, instituição responsável pela promoção e divulgação da cultura musical a partir de Barcelona. Além da cidade-berço, o projeto já se expandiu para Madrid, Sevilha, Salamanca, Saragoça, Valladolid e Alcañiz, em Espanha, para Caracas, na Venezuela, para a Cidade do México, para Bruxelas, na Bélgica, e ainda para Mainz e Bremen, na Alemanha.

“O objetivo deste projeto é promover a música e a cultura junto dos mais novos, através do canto e da participação ativa na criação e preparação do espetáculo final”, indica ainda a autarquia.

Em Guimarães, o projeto Cantania começou a ser implementado no ano de 2017, sendo que em 2018 completou a sua 3ª edição com o concerto “A DE BROSSA”, realizado a 8 de junho no Grande auditório do Centro Cultural Vila Flor, contando com a participação de 17 escolas e com cerca de 400 alunos do 1.º e 2.º ciclos.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: