
Capela de Nossa Senhora da Conceição entra na fase final de restauro
A Capela de Nossa Senhora da Conceição, classificada como Imóvel de Interesse Público e construída no século XVI, encontra-se na sua fase final de reabilitação. O projeto de conservação e restauro tem contado com o empenho da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, dos paroquianos e de diversas entidades públicas e privadas.
A intervenção já permitiu a recuperação de telhados, paredes, soalhos, torre sineira, sacristia e anexos, bem como a conservação de painéis de azulejos e altares. Para concluir a obra, falta ainda a preservação da tribuna, o restauro do órgão ibérico do século XVII e da talha dourada.
O pároco Leonel Cunha lembra que “diante de um cenário de abandono e degradação, havia duas vias possíveis: desistir ou dar vida a este espaço. Optámos pela segunda, mesmo que parecesse uma utopia”.
No âmbito das iniciativas para angariar fundos destinados à conclusão das obras, está agendado um concerto solidário de João Pedro Pais, no dia 6 de dezembro, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição.