Capela de Santa Luzia já reabriu ao público
A Capela de Santa Luzia voltou a abrir ao público no último sábado, dia 13 de dezembro, após ter passado por um processo de reabilitação, apoiada pelo município de Guimarães.
A reabertura da capela, construída em 1600, “devolve à cidade um espaço de profunda devoção popular e de elevado valor patrimonial, num dia de particular simbolismo para Guimarães”, destaca a autarquia, em comunicado. A inauguração coincidiu com a celebração da festa da padroeira da visão e com a celebração dos 24 anos da elevação do Centro Histórico de Guimarães a Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
No evento, o presidente do município, Ricardo Araújo, reforçou o compromisso da autarquia com a preservação do património. "Preservar o património não é apenas olhar para o passado, é também projetar o futuro” e, como tal, Guimarães vai continuar a defender e valorizar o património, como “parte da identidade coletiva” dos vimaranenses, adiantou. O autarca aproveitou ainda o momento para agradecer a todos os que “tornaram possível a reabilitação” da capela.