Capital Verde Europeia propõe sábado com 26 atividades em comunidade
Após a inauguração oficial de Guimarães 26 – Capital Verde Europeia, na sexta-feira, a cidade continua a celebrar a distinção no fim de semana, com atividades em comunidade, 26 precisamente. A Câmara Municipal de Guimarães divulgou um programa descentralizado, que arranca às 10h30 e inclui performances de dança no espaço público, atuações de bandas e grupos corais locais, recitais de poesia, oficinas de mobilidade suave – como a Educabicla – e um showcooking com o chef António Loureiro, no Mercado Municipal, são apenas algumas das sugestões que convidam a comunidade a viver a Capital Verde Europeia no espaço público.
Além disso, ao longo do dia, a "Cantarinha", mascote da Capital Verde Europeia, irá percorrer as ruas de Guimarães, promovendo momentos de interação e sensibilização ambiental com o público, num ambiente festivo e familiar que visa unir gerações em torno do futuro climático da cidade.
Refira-se, ainda, que, com o objetivo de promover uma mobilidade mais sustentável, reduzir a utilização do automóvel individual e facilitar o acesso do público às diferentes iniciativas, o município assegura ainda uma operação especial da Guimabus. Nesse sentido, a operadora irá assegurar o funcionamento das linhas com término no centro da cidade, nomeadamente no Campo da Feira e em S. Gonçalo. Os horários de vinda serão às 20h00, 21h00 e 22h00 e o regresso será feito às 23h30, 00h30 e 01h30.
"O objetivo desta programação é reforçar o compromisso de Guimarães com a ecocidadania e o envolvimento local, convidando a cidade e os visitantes a celebrar, participar e projetar o futuro a partir da cultura, da comunidade e da sustentabilidade", vinca a autarquia, em comunicado.