Casa da Memória afirma partilha cultural e gastronómica com Dias no Pátio
A Casa da Memória entra em 2025 com programação para um dos seus recantos: o pátio. Vocacionado para as famílias, o "Dias no Pátio" propõe momentos de partilha gastronómica e cultural, numa agenda que se estende de 18 de janeiro a 26 de abril.
O arranque do ciclo dá-se neste mês, a um sábado, com a atividade "Receitas de Família". O dia começa com uma oficina de “poesia de comer”, orientada por Catarina Aidos, com exercícios de escrita e declamação de poesia relativos ao tema da gastronomia, das receitas e das histórias em volta da mesa. Às 12h00, a cozinha da Casa da Memória acolhe histórias das receitas de família que degustaremos, na companhia de cozinheiras e cozinheiros convidados de diferentes países, gerando-se um encontro que liga verdadeiramente as pessoas e as comunidades, no ato de comer, beber e contar histórias, fruto de receitas e iguarias que são transmissores de memórias, de vivências e de laços que perduram.
Depois de uma volta ao mundo em nove paragens, a tradição gastronómica do Minho será revisitada com o Grupo Folclórico da Corredoura. Às 15h00, é a hora de soltar a voz, com um encontro de cantares em que Madalena Gonçalves será a maestrina de um coro improvisado.
"Dias no Pátio" volta a convocar-nos a 22 de fevereiro, a 22 de março e a 26 de abril, com várias atividades: oficinas de costura, de máscaras e de movimento e expressão dramática. Além disso, propõe ainda a continuidade do Bailar na Casa, do Receitas de Família e a exibição de cinema, com a projeção de “O ano da Capital da Cultura em filme”.
Toda as atividades mencionadas são abertas a todas as idades, até ao limite da lotação disponível. Os bilhetes para participar em cada uma das datas de "Dias no Pátio" permitem o acesso a todas as atividades realizadas no respetivo dia e podem ser adquiridos online.