Casa da Memória de Guimarães acolhe lançamento da nova edição da Veduta
A edição 19 da Veduta vai ser apresentada na Casa da Memória de Guimarães no dia 13 de dezembro, data em que se assinala a elevação de Guimarães a Património Mundial da UNESCO, pelas 16h00. O evento é gratuito, mas a entrada depende da lotação do espaço.
Esta edição d’A Oficina “chega ao seu número 19 com holofotes voltados para o programa "E porém, elas movem-se: a escultura pública em Guimarães" – programa anual da Casa da Memória, desenvolvido ao longo de 2025 em torno das figuras escultóricas deste território”, avança em comunicado A Oficina.
Na revista deste ano, - com direção de Catarina Pereira e coordenação científica de Mónica Faria, - "Jorge Palinhos parte das pulsações simbólicas das estátuas e das suas derivas para pensar a relação entre arte, espaço público e consciência coletiva", lê-se em comunicado. Por outro lado, "José Pastor explora, pela fotografia, a aproximação entre as figuras escultóricas e os habitantes da cidade, humanizando-as e revelando-lhes novos vínculos visuais". Já Marta Lima reflete sobre "metodologias de criação, entre o trabalho pessoal e a encomenda pública, abordando a escultura como intervenção duradoura no espaço comum". "Mónica Guimarães problematiza os desafios arquivísticos, documentais e históricos inerentes à preservação da memória escultórica”, e, por fim, "Sónia Moura junta-se a este conjunto de vozes que mapeiam, com rigor e sensibilidade, as camadas visíveis e invisíveis da cidade".
O design da revista 19 foi desenvolvido pela pelo estúdio de comunicação especializado em projetos editoriais, identidades e webdesign, Design by OOF, fundado em 2011 por Cláudio Rodrigues e sediado em Guimarães. Tal como as edições mais recentes da Veduta, a revista 19 será lançada online.
A apresentação deste novo número da Veduta é aberta a todos. A entrada é gratuita, mas está dependente da lotação do espaço.