skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
09 maio 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Casa da Memória inaugura exposição sensorial “Emoções” do projeto Realces

Redação
Cultura \ quarta-feira, maio 07, 2025
© Direitos reservados
Casa da Memória de Guimarães acolhe exposição tátil “Emoções” do projeto Realces. Mostra inclusiva, pensada para pessoas com deficiência visual, pode ser visitada gratuitamente até ao final de maio.

A Casa da Memória de Guimarães acolheu, no dia 3 de maio, a inauguração da exposição tátil "Emoções", uma iniciativa artística que promove a inclusão e acessibilidade nas artes visuais. A cerimónia contou com casa cheia e a presença de várias personalidades e instituições ligadas à cultura, educação e acessibilidade.

Integrada no projeto reALCes, dinamizado pela Associação Internacional dos Lusodescendentes (AILD), a exposição oferece uma experiência multissensorial pensada especialmente para pessoas cegas ou com baixa visão. Com esculturas táteis, pinturas em três dimensões, audioguias acessíveis por QR code e descrições em braille, a mostra convida todos os visitantes a sentir a arte para além do olhar.

A inauguração também foi marcada pelo lançamento oficial do Concurso Literário REALCES, patrocinado pela Leya Educação, que pretende envolver crianças e jovens do concelho de Guimarães na reflexão sobre acessibilidade e inclusão.

Na inauguração, estiveram presentes vários representantes institucionais, como Paula Oliveira, vereadora da Câmara Municipal de Guimarães (CMG), e Adelina Pinto, vice-presidente da CMG, Vera Diniz, gestora do projeto, Marta Pinheiro, da ACAPO/ADV, Vasco Miranda, da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, entre outros parceiros e curadores.

A exposição "Emoções" estará patente na Casa da Memória até ao final de maio, com entrada gratuita.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #95