skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
16 abril 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Casa da Memória de Guimarães celebra 9º aniversário com programa familiar

Redação
Cultura \ terça-feira, abril 15, 2025
© Direitos reservados
Casa da Memória de Guimarães celebra 9º aniversário e liberdade no dia 25 de abril com programa gratuito e diversificado, que inclui música, oficinas criativas e visitas guiadas para toda a família.

No dia 25 de abril, sexta-feira, a Casa da Memória de Guimarães (CDMG) celebra a liberdade e o seu 9º aniversário com um plano de atividades gratuito para toda a família, a decorrer nos diferentes recantos da Casa.

Entre as 10h00 e as 18h00, os participantes poderão entrar na Oficina de Serigrafia, que será montada na Sala Pátria da Casa da Memória onde, atravé "Coleciona, Recorta, Imprime!", cada participante poderá fazer e levar uma impressão, escolhendo um dos vários desenhos disponibilizados pelos artistas que dinamizarão a oficina, bastando levar um tecido para impressão.

Ao longo do dia, haverá ainda oportunidade de participar em jogos livres para toda a família no espaço exterior da Casa. Os "Jogos do Hélder", das 10h00 às 18h15, "criam pontes intergeracionais e culturais, através de propostas simples e intuitivas que reforçam laços de pertença e de comunidade", descreveu A Oficina em comunicado de imprensa.

A Nave do Território será o ponto de encontro para ler em voz alta, através da atividade "Ler como quem Resiste", a realizar-se das 10h00 às 18h15, num espaço que contará com cadeiras, livros e um microfone. "Com coragem, poderemos ler textos de autores publicados, excertos de peças de teatro, artigos censurados ou simplesmente poemas que tenhamos guardados na gaveta", sinalizou a organização. Neste mesmo espaço, estará presente uma mesa de voto onde os visitantes poderão depositar a sua opinião, anónima ou assinada, sobre a Casa da Memória de Guimarães, na atividade "De Voto”, a decorrer entre as 10h00 e as 18h15.

Entre estas atividades de horários marcados - com participação gratuita, mas limitadas à lotação disponível, sendo necessário o levantamento do bilhete durante a meia hora anterior ao início das mesmas - decorrerão outras atividades, como é o caso da oficina de expressão musical e construção de instrumentos com objetos comuns "Sol e Dó", orientada por Alexandre Sobral, às 11h30 e às 14h00, no Repositório.

Às 11h00, às 15h00 e às 17h30, na Nave da Comunidade, também decorrerá "PaPI Opus 10", um espetáculo musical para bebés e crianças até aos cinco anos e suas famílias - com língua gestual portuguesa -, concebido e produzido pela Companhia de Música Teatral, "A Liberdade a Passar Por Aqui”, e interpretado por Mariana Caldeira Pinto.

Este programa integra ainda visitas orientadas pela exposição da Casa entre as 12h00 e as 16h00. "Os visitantes serão convidados a percorrer a Casa da Memória com um mediador que desvendará histórias e curiosidades escondidas sobre a liberdade", revelou a organização.

Às 16h00, será a vez do "Bailar em Casa", no Repositório, sob responsabilidade de Suzana Ruano, que convidará "a entrar na dança, com os pés bem assentes na tradição e o corpo livre para reinterpretar, transformando o espaço e o momento num lugar de encontro, de festa e de liberdade", revelou A Oficina.

Já o Pátio da Casa da Memória aguarda os participantes às 18h30 para contemplar a música tradicional mirandesa do grupo Galandum Galundaina.

Todo este dia será acompanhado por "Comes e Bebes", que poderão ser encontrados na Cozinha da Casa, que neste 9.º aniversário convidou a chef Polyanna Marinho a elaborar uma ementa de petiscos sob o mote "Pão, Cravos e Liberdade".

A informação completa encontra-se disponível online em www.aoficina.pt e em www.casadamemoria.pt.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #93