Casa do Lanceiro adquire capacete antigo e quer mostrá-lo aos vimaranenses
A Associação Veteranos Lanceiros de Portugal adquiriu um Capacete de Oficial de Cavalaria do Regimento de Cavalaria Nº2 que pertencia ao regimento Lanceiros da Rainha, do Principe D. Carlos, que vai contribuir para "dar uma acrescida dignidade" ao Museu da Casa do Lanceiro.
Os Lanceiros destacam o estado "bem conservado" do objeto e realçam o "orgulho" de o ter em Guimarães. "Oportunamente será feita a sua apresentação pública, após a qual, os vimaranenses e os Lanceiros de Portugal a poderão apreciar na Casa do Lanceiro decorrendo, de momento, as tarefas inerentes à instalação da Chapska em condições de dignidade e técnicas que permitam a sua conservação nas melhores condições", escrevem.
O espaço museológico quer contribuir para a perpetuação das raízes históricas e Reais dos Lanceiros de Portugal e agora ganha uma peça que pertencia ao antigo Regimento Lanceiros da Rainha, do Principe D. Carlos.
"O capacete que sempre foi denominado de Chapska é o modelo de 1885 com penacho (amovível) de crina amarela para uso com
Grande Uniforme. Foi fabricante a Sirgueiria Bello, que era fornecedora da Casa Real", divulga a associação em comunicado.