CC Taipas assinalou o centenário numa noite de gala: revisitou-se o passado
O CC Taipas assinalou este sábado o seu centenário - que se completa no dia 23 de novembro - com a organização de uma gala que juntou centenas de pessoas no Centro Pastoral da Vila Flor.
Revisitou-se o passado, com a recordação de vários momentos marcantes da história do clube, o segundo do concelho a atingir cem anos de história, passando pelas Taipas alguns dos nomes que mais se projetaram após vestir a camisola taipense, como Moreno, Vanessa Marques, Juanico, Zé Manuel e Armando Silva.
Protagonista de uma intervenção em palco na qual disse que “os sócios são a mola real para o clube voltar a orgulhar a região em que se insere, o concelho de Guimarães e a Associação de Futebol de Braga”, Manuel Machado frisou, em declarações ao Reflexo, que os javalis têm “uma história bonita, de altos e baixos” e potencial para contornar, com “o apoio das forças vivas da terra”, o “momento menos bom” que atravessa – a equipa de futebol disputa a Divisão de Honra, escalão intermédio da AF Braga.
“Que este centenário seja a regeneração para voltar aos palcos que pisava há pouco tempo, que contribuíram para projetar este clube. Que alguém, neste centenário, sirva ainda mais para cimentar os valores do passado, um bocadinho complicados em termos financeiros”, vincou, em representação da AF Braga e da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Apesar de nunca ter jogado no CC Taipas ou treinado o clube, o vimaranense José Pereira realçou que o emblema da vila termal tem condições para regressar a um nível superior - já competiu, por exemplo, na antiga II Divisão B e na antiga 3.ª Divisão Nacional. “É uma pena que isso não se mantenha. (…) Que o CC Taipas volte ao passado meritório da sua carreira. São os votos de todos os taipenses e dos que gostam de futebol nesta região”, proferiu.