CCG/ZGDV lança debate sobre desafios de segurança na Engenharia de Software
O Instituto CCG/ZGDV, em parceria com a Universidade do Minho (UMinho), promove, no dia 20 de novembro, das 14h30 às 18h30, a 4.ª edição do CPES SERIW. O evento decorrerá no Auditório Altamiro Machado, no CCG/ZGDV, reunindo especialistas, investigadores e representantes de instituições nacionais para discutir os desafios emergentes da Engenharia de Software nas áreas da Defesa, Dual Use e Educação.
"Este encontro pretende refletir sobre o impacto crescente das tecnologias digitais em contextos críticos, promovendo a articulação entre a academia, a indústria e organismos públicos", explica a organização, acrescentando que a edição deste ano "destaca o papel estratégico da engenharia de software em domínios como a segurança, os sistemas de missão, a interoperabilidade e o Dual Use de tecnologias avançadas."

A sessão tem início às 14h30, com uma introdução de Francisco J. Duarte (UMinho/DSI e CCG/ZGDV), seguida de uma mesa-redonda dedicada aos impactos e desafios que a Defesa e o Dual Use trazem à Engenharia de Software no ensino e formação avançada. O debate será moderado por Pedro Ribeiro (UMinho/DSI e CCG/ZGDV) e contará com intervenções de especialistas, como Manuel João Costa (Pró-Reitor da Universidade do Minho), Margarida Melo (AIS.SC), Nuno Nunes (OE- Colégio de Engenharia Informática), Alexandre Ferreira da Silva (UMinho) e Marta Santos Silva (JusGov e UMInho).
Após a entrega de prémios CPES, o programa retoma às 16h30, com a abertura da sessão SERIW por Ricardo J. Machado (UMinho/DSI e CCG/ZGDV). Segue-se uma palestra de João Barbas, do Instituto da Defesa Nacional, dedicada ao tema Dual Use em Tecnologias de Informação na Defesa.
A última mesa-redonda, às 17h15, abordará a dimensão científica da Engenharia de Software aplicada à Defesa e às tecnologias de uso dual, reunindo representantes de vários setores, como João Barbas (Instituto da Defesa Nacional), Ricardo J. Machado (UMinho/DSI e CCG/ZGDV), Nuno Nunes (IPSetúbal), Filipe Martins (Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo), Raúl Fangueiro (UMinho e Fibrenamics) e Carlos Oliveira Silva (Marinha Portuguesa).
Sobre o CPES SERIW
O CPES SERIW assumem-se como plataformas de partilha e colaboração que promovem o avanço do conhecimento e da inovação em engenharia de software, num contexto em que a segurança, a defesa e o Dual Use das tecnologias assumem importância crescente para a sociedade e para a economia. O evento é aberto à comunidade, especialmente investigadores, profissionais da área tecnológica, organismos públicos e estudantes interessados no impacto da Engenharia de Software em domínios estratégicos.