CCVF: Grande Auditório Francisca Abreu como “homenagem e reconhecimento”
O Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor (CCVF) passará a partir do próximo dia 21 de janeiro a ser designado como Grande Auditório Francisca Abreu, em homenagem à ex-vereadora da cultura, que faleceu há sensivelmente quatro meses, em agosto.
A proposta será deliberada esta quinta-feira em reunião de câmara, por indicação do município, de forma a marcar o legado de uma das pessoas mais importantes no panorama cultural em Guimarães.
No ponto 41 da ordem de trabalhos pode ler-se que esta designação se trata de uma “homenagem e reconhecimento da herança e marca cultural que os seus mandatos legaram a Guimarães, do caráter interventivo com que sempre pautou a sua forma de ser cidadã e da sua permanente disponibilidade e dedicação à comunidade".
Numa extensa contextualização é exposta a “abrangente e intensa agenda cultural que, acompanhada pela construção de equipamentos culturais de referência, afirmaram Guimarães, no início do século XXI, como destacado polo cultural de todo o noroeste peninsular”, um trabalho desenvolvido por Francisca Abreu.
Eleita vereadora municipal em 1997, Francisca Abreu foi presidente d’A oficina e um dos principais rostos da Guimarães Capital Europeia da Cultura em 2012, evento que a 21 de janeiro se completa dez anos do seu arranque, momento considerado “perfeito para perpetuar” o nom de Francisca Abreu na cultura vimaranense.