skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

CCVF acolhe Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística

Redação
Ciência & Tecnologia \ quarta-feira, outubro 11, 2023
© Direitos reservados
Iniciativa organizada pelo Centro de Matemática da Escola de Ciências da Universidade do Minho reúne mais de 200 investigadores entre esta quarta-feira e sábado.

Mais de duas centenas de investigadores participam de 11 a 14 de outubro no XXVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE 2023), no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. O encontro é promovido pelo Centro de Matemática da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM), em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE).

Considerado o principal ponto de encontro da comunidade estatística em Portugal, pretende estimular o debate, facilitar a partilha de conhecimentos e fomentar a colaboração entre profissionais e académicos, refere o diretor do Departamento de Matemática da ECUM, Luís Machado, citado pela Universidade do Minho. Ao longo dos quatro dias, vai-se falar de investigação em estatística e ciência dos dados aplicadas a temas como finanças, população ou saúde.

Os oradores convidados são Jacobo de Uña-Álvarez (Universidade de Vigo, Espanha), Jorge Caiado (Universidade de Lisboa), Maria Eduarda Silva (Universidade do Porto) e Maria Kateri (Universidade de Aachen, Alemanha). Do programa constam uma centena de comunicações orais, 57 posters e o minicurso “Modelação Conjunta de Dados Longitudinais e de Sobrevivência”, por Pedro Miranda Afonso (Erasmus Medical Center Rotterdam, Países Baixos).

Este congresso visa também encorajar a participação dos jovens estudantes, atribuindo cerca de 30 bolsas de participação e o Prémio SPE, destinado ao melhor trabalho apresentado por jovens investigadores ou alunos (até 35 anos) neste âmbito, conclui Luís Machado. O evento tem inscritos membros de universidades, institutos e laboratórios de investigação, empresas, governos e entidades reguladoras e de estatísticas oficiais.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: