
CD Xico Andebol passa a deter estatuto de Utilidade Pública
O Clube Desportivo Xico Andebol foi oficialmente declarado Entidade de Utilidade Pública, informa um despacho publicado nesta quarta-feira, em Diário da República.
“O Clube Desportivo Xico Andebol, pessoa coletiva de direito privado com sede em Guimarães, vem desenvolvendo, desde a sua constituição, em 2009, relevantes atividades de interesse geral no âmbito do setor do desporto. Coopera com a administração central e local, designadamente com o Instituto Português do Desporto e Juventude, com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, com o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, com o Agrupamento de Escolas Santos Simões, com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo de Guimarães e com a Câmara Municipal de Guimarães, bem como com diversas entidades privadas”, lê-se em Diário da República.
Para o clube escolar, a distinção reconhece “o trabalho desenvolvido de forma contínua e consistente na promoção do desporto, da formação e da inclusão social, ao serviço da comunidade de Guimarães”.
“Este era o mais importante objetivo definido pela Direção que lidero desde 2021, e cujo processo iniciámos em setembro desse ano. A declaração de utilidade pública é mais do que um reconhecimento institucional – é o reflexo de um compromisso coletivo, que envolve todos os que fazem parte deste clube. Partilhamos este momento com cada atleta, cada família, cada parceiro e cada voluntário que acreditou neste caminho. É uma conquista que nos responsabiliza ainda mais e nos convida a continuar a servir a comunidade com humildade, ambição e dedicação”, refere Mauro Fernandes, no comunicado divulgado pelo Xico, através das redes sociais.
Com equipas seniores masculina e feminina nos respetivos segundos escalões nacionais e formação masculina e feminina reconhecida pela Federação de Andebol de Portugal, o Xico passa a deter um estatuto válido por 10 anos, que reforça a sua posição como “entidade de referência no concelho e no panorama nacional, promovendo o desporto como ferramenta de educação, inclusão e cidadania”, vinca ainda o comunicado.