skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 julho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

CDU organizou jantar com organizações laborais em Guimarães

Redação
Política \ quarta-feira, fevereiro 21, 2024
© Direitos reservados
Secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, criticou legislação laboral numa iniciativa decorrida na segunda-feira, com as presenças dos candidatos Sandra Cardoso, Inês Rodrigues e Mariana Silva.

Num jantar organizado pela CDU na segunda-feira, o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, criticou a atual legislação laboral, bem como o atual patamar salarial e o estado das condições de trabalho em Portugal. Em Guimarães, o cabeça de lista da força de esquerda pelo círculo eleitoral de Lisboa criticou a Agenda do Trabalho Digno, promovida pelo Governo PS que está prestes a cessar funções na sequência da demissão de António Costa do cargo de primeiro-ministro e das Eleições Legislativas marcadas para 10 de março.

"Os salários aumentaram? A precariedade acabou? A caducidade foi removida? O princípio do tratamento mais favorável voltou? Os dias de férias ou o subsídio de refeição aumentaram? A ACT viu seus poderes reforçados? O horário de trabalho foi reduzido, diminuiu a intensidade e os ritmos de trabalho? O milhão e 800 mil trabalhadores por turnos ou com trabalho noturno estão mais protegidos? A vida dos trabalhadores está melhor? Não, e por isso, não peçam ao PCP e à CDU para enganar os trabalhadores, para manter as normas gravosas da legislação laboral, para vender banha da cobra!", disse, no evento realizado na sede d’Os Trovadores do Cano.

Cabeça de lista pelo círculo de Braga, Sandra Cardoso sublinhou que é preciso mudar o foco, as prioridades e a política, para se resolver os problemas dos baixos salários: "É hora de respeitar os trabalhadores!”, disse, num jantar que contou com as presenças dos vimaranenses Inês Rodrigues, número dois por Braga, Mariana Silva, número quatro por Lisboa, e Torcato Ribeiro, mandatário da candidatura pelo distrito de Braga.

Na iniciativa, falaram ainda Joaquim Daniel, candidato da CDU e coordenador da União de Sindicatos de Braga - CGTP-IN, e João Baptista, membro da Comissão de Trabalhadores da IP - Infraestruturas de Portugal.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73