skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

CDU recomenda requalificação da biblioteca. Restantes partidos concordam

Tiago Mendes Dias
Política \ quarta-feira, outubro 12, 2022
© Direitos reservados
Moção aprovada por unanimidade em Assembleia Municipal pede obras para “melhorar eficiência energética”. PS reconhece necessidade, mas enquadra obra na refuncionalização do edificado em redor.

A recomendação para a requalificação da sede da Biblioteca Municipal Raul Brandão é um dos pontos que consta da ordem de trabalhos da próxima reunião do executivo municipal, agendada para quinta-feira, no Avepark.

Ela provém de uma moção submetida pela bancada da CDU na mais recente sessão da Assembleia Municipal, realizada a 30 de setembro, na vila de Pevidém. Nesse documento, essa força política recomenda a obra à Câmara Municipal de Guimarães de forma a “promover a eficiência energética da biblioteca municipal de Guimarães, cumprindo com o Plano Nacional Energia e Clima 2030, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 53/2020, de 10 de julho”, lê-se. Um dos objetivos desse plano estatal é o de “reduzir 35 % do consumo de energia primária com vista a uma melhor eficiência energética”.

A moção foi aprovada por unanimidade, com o PS a reconhecer, na declaração de voto, que a obra, embora “urgente e necessária”, se enquadra numa “zona envolvente que, em breve, poderá sofrer uma refuncionalização”. “Esta obra ainda não avançou por se estarem a elaborar projetos de maior amplitude. Mas a Câmara espera que ela possa avançar o mais depressa possível. Revemo-nos no conteúdo da moção da CDU e, por isso, aprovamos”, proferiu o deputado Hugo Teixeira.

Essa “zona envolvente” abrange o conjunto desde o designado Edifício do Leite, que acolhe a Divisão de Ação Social da Câmara, até à atual sede da Polícia Municipal. O presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, já confirmou que os imóveis vão acolher a futura Loja do Cidadão de Guimarães.

Inaugurada a 07 de março de 1992, a Biblioteca Municipal Raul Brandão funciona na Casa dos Carneiros, edifício do século XIX frontal aos paços do concelho.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: