skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
31 março 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Celebração de AUDIS marca apresentação do polo universitário da CESPU

Redação
Educação \ quarta-feira, março 19, 2025
© Direitos reservados
"Aliança Universitária para o Desenvolvimento e Inovação em Saúde" da ULSAA, CESPU e UMinho quer partilha de conhecimento entre prestação de cuidados de saúde, investigação e ensino para melhorar ULS.

A assinatura do protocolo de colaboração levada a cabo pelo presidente da Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Ave (ULSAA), Pedro Cunha, pelo presidente do Instituto Politécnico de Saúde do Norte (CESPU), António Almeida Dias, e pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, deu início à sessão de apresentação do polo universitário de Guimarães da CESPU- Instituto Politécnico de Saúde do Norte, na terça-feira, dia 18 de março.

Sucedeu-se a oficialização da Aliança Universitária para o Desenvolvimento e Inovação em Saúde (AUDIS), que consiste numa sinergia entre a ULSAA, a Universidade do Minho (UMinho) e o CESPU, que surge no âmbito do plano "ecossistema colaborativo multimodal em saúde do Alto Ave” proposto, no ano passado, pelo presidente do conselho de administração da ULS Alto Ave, Pedro Cunha, assente numa estratégia de transferência de conhecimento entre a prestação dos cuidados de saúde, a investigação e o ensino.

“O que firmamos hoje é um passo importante na colaboração universitária e de saúde, com uma estratégia vocacionada para a inteligência artificial, para os sistemas inteligentes e a translocação de conhecimento”, referiu Pedro Cunha.

Já o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, salientou que a sua presença nesta sessão solene reafirmou o compromisso da UMinho com o projeto.

“Queremos estar particularmente com a nossa Escola de Engenharia, que é, de certa forma, o braço armado da universidade neste projeto”, referiu o reitor, destacando ainda o histórico de atuação da instituição em projetos de investigação em sistemas hospitalares, inteligência artificial aplicada aos sistemas de saúde e sistemas de dados.

Para António Almeida Dias, o polo universitário da CESPU, com início de atividade no edifício do Seminário do Verbo Divino já no próximo ano letivo, tem como objetivo maior “melhorar e otimizar os cuidados de saúde do Alto Ave", contando com unidades de formação como: inteligência artificial em saúde; saúde pública; integração de tecnologias e sistemas de informação à distância; formação de profissionais de saúde não cuidador.

O presidente da CESPU adiantou ainda a solicitação à Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) para a criação de "uma unidade orgânica para fazer ensino conferente de grau", ou seja, a possibilidade de oferecer licenciaturas e mestrados, com a parceria de entidades como a Universidade Portucalense, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e a MUST University - Florida, USA.

A cerimónia de apresentação do polo universitário também contou com as palavras do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, que mostrou o seu apoio e destacou a importância do projeto para o desenvolvimento do território e bem-estar dos cidadãos.

No encerramento, o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Álvaro Santos Almeida, em representação da ministra da Saúde, sublinhou a importância das Unidades Locais de Saúde apostarem em projetos inovadores para melhorar a qualidade dos serviços de saúde.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #93