skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens nasce em Guimarães

Hugo Marcelo
Saúde \ terça-feira, outubro 05, 2021
© Direitos reservados
Criado pela Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA", este espaço está sediado nas antigas instalações do Cybercentro, na Travessa de Vila Verde.

Foi inaugurado ontem, dia 4 de outubro, o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Guimarães. Criado pela Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA", este espaço pretende chegar a toda a população através de múltiplas ações. Nasce, assim, um espaço físico para atendimento ao público nas antigas instalações do Cybercentro. De resto, vão ser desenvolvidos projetos de sensibilização para a saúde e sexualidade nas escolas, formação de voluntários universitários, apoio à auto-formação de professores na área da sexualidade e SIDA e orientação de sessões de informação para pais e outros agentes educativos.

A ponte estabelecida com a Câmara Municipal de Guimarães permite que o projeto tenha estabelecido relações com algumas instituições importantes da cidade, nomeadamente com o Estabelecimento Prisional de Guimarães, algumas das escolas do concelho (Agrupamento João de Meira, Agrupamento Francisco de Holanda, Agrupamento Santos Simões e Secundária Martins Sarmento) e Centro de Acolhimento para pessoas sem abrigo, desta feita em articulação com a Cruz Vermelha.

A vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, destacou a "resposta alargada" que este conjunto de ações e projetos oferece à população. Sublinhou ainda a importância de trabalhar junto dos jovens e num momento em que ainda se encontram em processo formativo: "entendemos que devemos trabalhar com os nossos jovens, nas escolas, para prevenir e sensibilizar para estes problemas. Trabalhamos com os jovens universitários na vertente da formação e sensibilização, uma vez que têm a mesma forma de pensar dos jovens que estão no secundário e assim aumentar a responsabilidade de trabalhar em pirâmide no sentido de comunidade".

Artigos relacionados

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: