skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
24 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Chamado por Roberto Martínez, Jota Silva dita regresso do Vitória à seleção

Redação
Desporto \ sexta-feira, março 15, 2024
© Direitos reservados
Atacante junta-se a uma extensa lista de vitorianos chamados à equipa das quinas, com a chamada de Mendes “Pé Canhão” em novembro de 1966. É um dos 32 convocados para Suécia e Eslovénia.

É bem possível que Jota Silva jogue em breve no Estádio D. Afonso Henriques com outra camisola que não a do Vitória. O atacante de 24 anos é um dos 32 convocados pelo selecionador Roberto Martínez para os jogos amigáveis de Portugal com a Suécia e a Eslovénia neste mês de março. O duelo com a seleção nórdica está agendado para quinta-feira, 21 de março, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, ao passo que o duelo com os eslovenos se realiza a 26 de março, em Liubliana.

O jogador formado no Sousense vê assim coroado um percurso que inclui passagens por Sporting de Espinho, Leixões e Casa Pia até à chegada ao Vitória, clube pelo qual somou quatro golos e quatro assistências em 40 jogos na época passada e que elevou o rendimento para 12 golos e sete assistências em 31 jogos na presente temporada. O jogador do Vitória pode assim alimentar o sonho de representar a uma Seleção que segundo os prognósticos do Europeu 2024 do site Sportytrader faz parte das grandes favoritas à conquista final.

Jota Silva é a mais recente adição de uma galeria de vitorianos chamados à equipa das quinas desde 1966: o primeiro a envergar essa camisola foi Mendes Pé Canhão, referência do ataque vitoriano na década de 60. O jogador foi utilizado em 13 de novembro, precisamente num embate com a Suécia, a contar para a fase de qualificação do Europeu de 1968. Portugal foi então derrotado por 2-1 no Estádio Nacional. Muitos mais se lhe seguiram até ao século XXI. O último jogador vitoriano a representar a seleção nacional fora André André, colega de Jota Silva no plantel treinado por Álvaro Pacheco; o médio jogara na derrota frente a Cabo Verde por 2-0, em 31 de março de 2015.

Anunciada nesta sexta-feira, a convocatória de Roberto Martínez inclui outras novidades, como Diogo Leite, do Union Berlim, Francisco Conceição, do FC Porto, e Francisco Trincão, do Sporting.

 

Lista de convocados de Portugal para o estágio de março:

 

Guarda-redes

Diogo Costa (FC Porto), Rui Patrício (Roma) e José Sá (Wolverhampton);

 

Defesas

João Cancelo (Barcelona), Nélson Semedo (Wolverhampton), Diogo Dalot (Manchester United), João Mário (FC Porto), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Manchester City), António Silva (Benfica), Danilo (Paris Saint-Germain), Gonçalo Inácio (Sporting), Toti Gomes (Wolverhampton), Diogo Leite (Union Berlim), Nuno Mendes (Paris Saint-Germain) e Raphael Guerreiro (Bayern Munique);

 

Médios

João Palhinha (Fulham), Rúben Neves (Al-Hilal), João Neves (Benfica), Bruno Fernandes (Manchester United), Vitinha (Paris Saint-Germain), Otávio (Al Nassr), Matheus Nunes (Manchester City), Bernardo Silva (Manchester City);

 

Avançados

Francisco Conceição (FC Porto), Jota Silva (Vitória SC) e Francisco Trincão (Sporting), Bruma (Sp. Braga), João Félix (Barcelona), Rafael Leão (AC Milan), Cristiano Ronaldo (Al Nassr) e Gonçalo Ramos (Paris Saint-Germain).

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73