CIAJG estreia “WOW!”, visita-espetáculo inspirada no síndrome de Stendhal
O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) recebe, nos dias 21 e 22 de novembro, a estreia absoluta de "WOW!", uma visita guiada/espetáculo criada pela Plataforma285 e inspirada no chamado síndrome de Stendhal, o fenómeno associado ao impacto emocional causado pela observação de obras de arte.
As sessões de dia 21 serão destinadas a escolas, enquanto a apresentação de 22 de novembro, às 16h00, é dirigida a famílias e crianças a partir dos seis anos. A criação conta com direção artística, texto e interpretação de Cecília Henriques e Raimundo Cosme, juntando-se em cena André Loubet. O espaço cénico é concebido pelos artistas visuais Sara & André, com George Silver na sonoplastia e Inês Ariana nos figurinos.
A Oficina, coprodutora do espetáculo, descreve a proposta como "uma visita guiada a museus e espaços museológicos" que provoca "estranhamento, deslumbramento e questionamento".
Os bilhetes para a sessão aberta ao público custam 5 euros, podendo ser adquiridos online ou nas bilheteiras dos equipamentos geridos pel’A Oficina.
"Domingos no Museu"
A programação familiar do CIAJG prossegue a 14 de dezembro, às 11h00, com a última edição anual de "Domingos no Museu", através da oficina "Objetos Mágicos", dirigida por Luísa Abreu e Maria Fernanda Braga. A atividade, segundo a informação divulgada, inspira-se "nos objetos expostos no museu, que guardam a história de muitas pessoas", propondo a criação de pequenos amuletos em barro e exercícios de escrita criativa associados a desejos e narrativas pessoais.

Com um custo de 3 euros, esta oficina pretende promover o contacto das famílias com diferentes técnicas artísticas e estimular a imaginação dos participantes. Os bilhetes encontram-se disponíveis nos mesmos pontos de venda.
Imagem: WOW! © Joanna Correia