
Ciclo de seminários do CFFH sobre multiculturalismo arranca a 20 de março
A sessão de abertura do ciclo de seminários 2025 do Centro de Formação Francisco de Holanda (CFFH), realiza-se a 20 de março, entre as 18h00 e as 20h00, no Auditório da Escola Secundária Francisco de Holanda.
No dia 20, a programação propõe ainda uma reflexão sobre o tema “A integração das populações migrantes”, com António Vitorino, presidente do conselho nacional para as migrações e asilo (CNMA).
Já a 21 de março, entre as 16h15 e as 17h45, é a vez do tema “Novas escolas/ novos públicos- inclusão e multiculturalidade", com Cristina Palma, da direção de serviços de desenvolvimento curricular (DGE- DSDC), como convidada, e Rui Vítor a moderar. Segue-se, entre as 18h00 e as 20h00, “Portugal- A visão da multiculturalidade”, com a Associação de Cranianos em Portugal, a Associação de Senegaleses em Portugal e a Associação de Brasileiros em Portugal (a confirmar) e Rui Vítor a moderar.
“Educar na multiculturalidade”, com Ana Filipa Gameiro Duarte Pinto como convidada e Alfredo Oliveira a moderar, será a 8 de maio, entre as 18h00 e as 20h00. No dia seguinte, dia 9 de maio, entre as 16h15 e as 20h00, é a vez do seminário “ A diversidade na escola vista como uma oportunidade nos AE do CFFH”, com a presença do AE Pevidém, AE Santos Simões, AE Fernando Távora, AE Virginia Moura e AE Aver o Mar e com moderação de Anabela Martins.
A 10 de maio, entre as 9h00 e as 11h00, estará em destaque o plano “Guimarães Acolhe”, com Paula Oliveira, vereadora da ação social da Câmara Municipal de Guimarães e Amadeu Faria, como moderador. Segue-se “A escola e o Multiculturalismo no Sistema Educativo Português”, com António Nóvoa (a confirmar), ente as 11h15 e as 13h15.
O encerramento contará com a presença de Clara Marques Mendes - SE da Ação Social e da Inclusão
Este ano, os temas em destaque no ciclo de seminários do CFFH são a inclusão e a multiculturalidade, sendo o objetivo sensibilizar a comunidade educativa para estas questões.
“Desenvolver culturas inclusivas e um consenso alargado em torno dos valores inclusivos e equitativos dentro das comunidades escolares, refletir sobre o papel da escola pública e privada para a construção de um ambiente inclusivo e fomentar uma cultura de escola promotora de desenvolvimento profissional docente, são os grandes objetivos a atingir com este novo ciclo de seminários”, destaca a direção do CFFH na nota de imprensa.