skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
22 fevereiro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Cidade Berço – Festival de Tunas Académicas regressa a Guimarães em março

Redação
Cultura \ sexta-feira, fevereiro 28, 2025
© Direitos reservados
O XIX Cidade Berço traz a tradição das tunas académicas a Guimarães nos dias 7 e 8 de março, com serenatas no Largo da Oliveira e um grande espetáculo no Centro Cultural Vila Flor.

Guimarães volta a ser o cenário de um dos eventos mais emblemáticos da tradição académica com a realização do XIX Cidade Berço – Festival de Tunas Académicas, organizado pela Afonsina - Tuna de Engenharia da Universidade do Minho. Com um legado que remonta a 1999, este festival tem vindo a afirmar-se como um marco cultural na cidade, trazendo consigo a alegria, a musicalidade e tem permitido apresentar à comunidade vimaranense e minhota as vivências e os costumes das tunas académicas de várias regiões do país.

O evento decorrerá em dois momentos distintos. A Noite de Serenatas, que terá lugar na sexta-feira, 7 de março, às 21h30, no Largo da Oliveira, proporcionará um espetáculo intimista e de entrada gratuita, onde as tunas a concurso e extraconcurso irão encantar o público com interpretações envolventes. Já no sábado, 8 de março, também às 21h30, o Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor (CCVF) será palco da aguardada noite de espetáculo, reunindo a tuna anfitriã e as tunas a concurso numa noite repleta de animação e talento.

O sucesso deste certame tem-se traduzido numa crescente adesão da cidade nas celebrações ao longo dos dois dias que o constituem, algo que se reflete no facto de que as duas últimas edições do Cidade Berço esgotaram ambas as plateias do CCVF. Este ano, além da presença da tuna anfitriã e de cinco grupos culturais da academia minhota, estarão também em palco tunas provenientes de Lisboa, Porto, Vila do Conde e Coimbra, enriquecendo ainda mais a diversidade do espetáculo.

Os bilhetes para a noite de espetáculo já se encontram disponíveis e podem ser adquiridos no Centro Cultural Vila Flor, no Espaço Recurso da Universidade do Minho, na Bilheteira Online, na FNAC e em postos aderentes.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #89