skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Cinco anos depois, hemodinâmica de Guimarães iniciou hoje atividade

Redação
Saúde \ quarta-feira, março 29, 2023
© Direitos reservados
Primeiros cateterismos cardíacos realizados esta quarta-feira em no Hospital Senhora da Oliveira.

A Unidade de Hemodinâmica de Guimarães, do Serviço de Cardiologia do Hospital Senhora da Oliveira entrou esta quarta-feira em funcionamento, com a realização dos primeiros cateterismos cardíacos.

Após um longo processo, que proporcionou um amplo debate político, esta valência que foi constituída em 2018 apenas cinco anos volvidos entrou em funcionamento. Com um custo superior a 2 milhões de euros, mas não implicou qualquer custo para o Estado, uma vez que foi construída com verbas angariadas pela Liga dos Amigos do Hospital e por mecenato.

De acordo com uma nota enviada pelo Hospital Senhora da Oliveira Guimarães, a realização de cateterismos cardíacos “é fundamental na avaliação e doentes com patologia cardíaca”. “É utilizado principalmente no estudo invasivo da anatomia coronária, para identificação das lesões obstrutivas que são responsáveis, por exemplo (…) por enfarte”, diz o hospital.

Para que esta unidade entrasse em funcionamento foi necessário trabalhar a Rede de Referenciação Hospitalar (RRH) do Serviço Nacional de Saúde, para articular este serviço com o existente em Braga. 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: