Cinco empresas vimaranenses nomeadas para prémios do CITEVE
Os prémios iTechStyle Awards, do CITEVE, organização de promoção da inovação e desenvolvimento da indústria têxtil e do vestuário, sediada em Famalicão, contam com cinco empresas de Guimarães nomeadas para as quatro categorias da próxima edição.
Na categoria de tecidos, sobressai a Coelima, empresa adquirida há um ano pela Mabera, em assembleia de credores no Tribunal Judicial de Guimarães, que sucedeu à declaração de insolvência de abril de 2021. A empresa de Pevidém apresenta uma estrutura em tear jacquard produzida com fio tingido, constituído por 100% de cânhamo, e concorre com a Riopele e com a TMG, ambas de Famalicão
Na categoria de produtos, a António Salgado apresenta o Tapete HelpinTEX, artigo que se descreve como “multifuncional e inteligente”, combinando “a funcionalidade antiderrapante com a capacidade de detetar possíveis movimentos e/ou quedas”, para aumentar “a segurança e conforto dos seus utilizadores”. Os concorrentes da empresa implantada em S. Tiago de Candoso são a Tintex, de Vila Nova de Cerveira, e a Adalberto, de Santo Tirso.
A outra categoria com representação vimaranense é a de sustentabilidade. Entre as cinco empresas concorrentes, três são oriundas do concelho: a Têxteis Penedo, a Lemar, em parceria com a Tintex, e a JF Almeida.
Os prémios são atribuídos por um júri constituído por José Morgado (diretor de Engenharia e Tecnologia do CITEVE), Fernando Pereira (departamento de Engenharia Química da FEUP), Hélder Carvalho (departamento de Engenharia Têxtil da UM), Carla Silva (departamento de Química e Biotecnologia do CITEVE), João Gomes (diretor de operações do CeNTI), Ana Ribeiro (Cluster Textil) e Pedro Guimarães (Modatex).