
Circo contemporâneo anima Guimarães na reta final do Vaudeville Rendez-vous
Guimarães acolhe até 19 de julho, a 11.ª edição do Festival Internacional Vaudeville Rendez-vous, que agita as ruas da cidade com circo contemporâneo, é de entrada gratuita. O evento traz a Guimarães algumas das mais prestigiadas companhias nacionais e internacionais, com propostas artísticas para todas as idades.
Esta sexta-feira, 18 de julho, os destaques passam por três momentos: "Une Partie de So"”, às 19h00, no Jardim do Museu Alberto Sampaio, uma performance intimista de João Paulo Santos com mastro chinês, onde o corpo se torna narrador de uma história sobre o ser humano por trás do acrobata; a Oficina com La Bande à Tyrex, também às 19h00, no Centro Internacional das Artes José de Guimarães, onde durante duas horas, os artistas da companhia francesa orientam uma oficina prática sobre ciclismo acrobático, destinada a adultos com ou sem experiência. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia e uso de roupa desportiva; O "Homenaje", às 22h00, na Praça de Pedra do Paço dos Duques de Bragança, um espetáculo intenso que une a artista circense Sílvia Capell e o percussionista Bernat Torras, numa fusão poética entre música ao vivo e acrobacia.
Amanhã, sábado, 19 de julho, o dia começa com "CREAM", às 11h00, no Largo Cónego José Maria Gomes, uma coprodução nacional do INAC, protagonizada por Jorge Lix, que mistura malabarismo e estética de videojogo para refletir sobre a relação entre humanos e tecnologia. Pela tarde, às 19h00, será a vez de "RIMA", no Instituto de Design de Guimarães, um espetáculo de Alan e Alvin que combina movimento, circo e roda Cyr para abordar, de forma poética, temas como a empatia e a conexão no mundo atual.
@Imagem: Ripple Teatime Company